Calciopédia
·8 de noviembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·8 de noviembre de 2024
Pela quarta rodada da Liga Europa, Union Saint-Gilloise e Roma se enfrentaram em um duelo crucial para ambas as equipes, que buscavam reforçar suas campanhas na competição. O time belga, jogando em casa, vinha de uma sequência de resultados ruins e buscava aproveitar o apoio de sua torcida para conquistar a vitória e melhorar sua posição na tabela de classificação. Por outro lado, a formação italiana, com um elenco mais experiente, entraria em campo com o objetivo de consolidar sua recuperação no torneio e entrar de vez na briga por uma vaga direta nas oitavas. No fim das contas, o empate por 1 a 1 frustrou os dois lados, que se veem longe do pelotão superior.
No primeiro tempo da partida, o placar permaneceu sem gols, mas não faltaram momentos de tensão e oportunidades desperdiçadas por ambas as equipes. Logo aos 2 minutos, Khalaily experimentou uma bomba de canhota que passou por cima da meta de Svilar. Aos 4, Shomurodov recebeu cartão amarelo após uma entrada forte no ponta Niang, deixando claro o clima de disputa acirrada que seguiria durante a etapa inicial. Pouco depois, novamente o israelense Khalaily tentou abrir o placar para o Union Saint-Gilloise com uma finalização de fora da área, mas a bola saiu sem direção.
O time belga foi ganhando confiança e dominou as primeiras ações ofensivas, com Niang tendo uma chance aos 5 minutos, em bola parada, mas falhando na finalização. O Union Saint-Gilloise seguiu pressionando e teve mais oportunidades perigosas aos 17 e aos 18. Primeiro, Sykes concluiu ao lado da baliza romanista e, depois, o centroavante Fuseini arriscou de fora da área – sendo bloqueado pela defesa giallorossa.
Na Bélgica, a Roma mais uma vez não apresentou grande futebol (Fotogramma)
A Loba, então, equilibrou a partida e criou algumas chances. El Shaarawy se destacou no ataque, arriscando de fora da área e aproveitando um contragolpe para finalizar após cruzamento de Shomurodov, aos 41 minutos. Pellegrini também apareceu com um arremate perigoso de dentro da área aos 33, mas o luxemburguês Moris, goleiro e capitão do Union Saint-Gilloise, fez boa defesa.
Nos minutos finais da primeira etapa, as duas equipes ainda tentaram abrir o marcador. Aos 39, o participativo Niang novamente criou uma oportunidade para o Union Saint-Gilloise, mas teve seu chute defendido por Svilar. Na resposta, El Shaarawy arriscou para a Roma, embora sem sucesso.
Na etapa final, a Roma foi a primeira a levar perigo com uma finalização de Baldanzi, que tocou na trave aos 52 minutos. Pouco depois, as redes finalmente balançaram: aos 62, os giallorossi conseguiram abrir o placar em uma jogada de bola parada, contando com erro crasso de Moris. O zagueiro Mancini aproveitou o levantamento de Pellegrini, após uma jogada de escanteio, e se antecipou ao luxemburguês, que ficou com as penas do frango na mão e – sem razão – passou a reclamar com a arbitragem.
A Roma não passou de um empate no duelo equilibrado com o Union Saint-Gilloise e se afastou dos oito primeiros da Liga Europa (Ansa/EPA)
Com o gol, a Roma buscou manter o domínio e criou outras oportunidades, mas a defesa do Union Saint-Gilloise resistiu à pressão. Os belgas não sentiram o gol e partiram ao ataque, embora sem conseguir controlar a partida, que parecia à feição dos visitantes. Aos 77 minutos, também em uma jogada de bola parada, os unionistas chegaram ao empate com o zagueiro Kevin Mac Allister, irmão de Alexis Mac Allister, do Liverpool. Após cobrança de escanteio, Svilar saiu mal de sua meta, trombou com Koné e deixou a baliza desguarnecida, permitindo que o argentino escorasse para as redes.
A igualdade no placar deu novo ânimo ao Union Saint-Gilloise, que tentou a virada, mas sem grande inspiração – o mesmo valia para a Roma, que passou a não incomodar a defesa adversária. Já nos acréscimos, o meia El Hadj teve uma boa oportunidade para o time da casa, mas sua finalização foi rebatida por Svilar, e o placar não sofreu mais alterações.
O empate por 1 a 1 refletiu o equilíbrio entre os times, numa partida sem tantas chances de gol, e na qual a Roma de Ivan Juric voltou a não apresentar grande futebol. Na próxima rodada do torneio continental, o Union Saint-Gilloise, 30º colocado da Liga Europa, enfrentará o Twente fora de casa, no dia 28 de novembro. Já a equipe italiana, 20ª, terá um jogo crucial contra o Tottenham, também longe de seus domínios. Será que o técnico croata ainda estará no comando dos giallorossi? O fato é que o oscilante desempenho dos capitolinos terá que melhorar muito para que a equipe possa honrar a qualidade de seu elenco e ser considerada como candidata ao título da competição.