Papo na Colina
·5 de septiembre de 2025
Preocupante! Vasco sofre grande acusação

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·5 de septiembre de 2025
A crise financeira do Vasco ganhou novos capítulos nesta sexta-feira (5). Credores trabalhistas acusam o clube de ter modificado, de forma unilateral e sem aviso prévio, o plano de recuperação judicial (RJ) já acordado. A principal queixa é a retirada de uma cláusula que permitia novas adesões ao sistema de mediações, considerado um ponto-chave no pacto firmado.
Pedrinho, presidente do Vasco, durante entrevista coletiva — Foto: Bruno Murito
Segundo representantes da comissão de credores, a alteração foi feita “na surdina” e fragiliza a segurança do acordo. A insatisfação é tamanha que já há ameaças de rejeição ao plano na assembleia marcada para os próximos dias. Caso isso aconteça, a situação do clube pode se complicar ainda mais, com risco de falência sendo cogitado.
Atualmente, o Vasco contabiliza quase 600 credores, sendo 257 apenas de natureza trabalhista, e um passivo estimado em R$ 1,4 bilhão. A reunião ocorrida no último dia 1º de setembro entre a comissão e os advogados cruzmaltinos terminou em clima tenso, sem qualquer avanço no entendimento.
+ Confira todas as notícias do Mercado da Bola clicando aqui!
Em resposta, o clube defende que as alterações realizadas são “normais e necessárias”, alegando que o objetivo é garantir tanto a viabilidade econômica da instituição quanto o pagamento efetivo das dívidas.
O impasse, no entanto, ameaça travar a condução do processo. Para os credores, a conduta do Vasco mina a confiança no pacto estabelecido e pode inviabilizar a aprovação do plano.
Com a pressão aumentando, o destino da recuperação judicial cruzmaltina segue em aberto e deve ter novos capítulos decisivos nas próximas semanas.
Pedrinho, presidente do Vasco da Gama • Lucas Figueiredo/Getty Images
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News