Presidente da CBF justifica mudanças no calendário que prejudicam Flamengo | OneFootball

Presidente da CBF justifica mudanças no calendário que prejudicam Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·25 de agosto de 2025

Presidente da CBF justifica mudanças no calendário que prejudicam Flamengo

Imagen del artículo:Presidente da CBF justifica mudanças no calendário que prejudicam Flamengo

O presidente da CBF, Samir Xaud, comentou nesta segunda-feira (25) sobre a polêmica alteração no calendário. A entidade antecipou o fim do Brasileirão para 7 de dezembro e empurrou a reta final da Copa do Brasil para depois. A medida, que desagradou o Flamengo, agora conta com a defesa pública do mandatário.

Segundo Xaud, a troca das datas não teve como objetivo beneficiar nenhum clube específico dentro da disputa. Ele ressaltou que a decisão foi tomada diante do calendário apertado da temporada, marcado por competições continentais e pelas Datas Fifa. Ainda assim, o efeito prático da mudança é visto como prejudicial pela diretoria rubro-negra.


OneFootball Videos


"Na verdade, o favorecimento é para o futebol brasileiro. Nós estamos aqui representando uma instituição, temos que tomar decisões importantes e vislumbramos uma possibilidade de ajustar nossas datas, para conseguirmos terminar o Campeonato Brasileiro neste ano".

Com as mudanças, o Flamengo perdeu semanas livres que teria durante a disputa da Libertadores e do Brasileirão. Fora da Copa do Brasil, o clube teria espaço para treinar, recuperar atletas e ajustar a equipe. Agora, terá que lidar novamente com uma sequência desgastante, fator que pode influenciar na luta pelos títulos.

O mandatário da CBF também destacou que recebeu apoio de outros clubes e da imprensa para fazer o ajuste. Ele ressaltou ainda que os últimos seis campeões da Libertadores foram brasileiros, reforçando a necessidade de adaptação. Para ele, a antecipação das rodadas é uma forma de evitar choque entre torneios no mês de dezembro.

"O calendário brasileiro é cheio por conta de Data Fifa, Conmebol, ano que vem tem Copa do Mundo e nós precisávamos tomar uma decisão. Acredito, sim, que essa decisão foi uma decisão mais correta. Nós temos aí clubes brasileiros participando das competições continentais, os últimos seis campeões da Libertadores foram clubes brasileiros, então acredito que essa decisão não foi para beneficiar o A ou B, foi para beneficiar o futebol brasileiro."

O Flamengo, no entanto, avalia que houve uma mudança de regra no meio da disputa. A diretoria entende que a alteração retira do clube uma "vantagem" conquistada dentro de campo. Afinal, a eliminação precoce da Copa do Brasil daria raras semanas inteiras de preparação.

Palmeiras recua e deixa o Flamengo isolado na disputa contra a CBF

O Palmeiras questionou a alteração do calendário em um primeiro momento, mas logo mudou sua posição. O clube paulista divulgou uma nota oficial aceitando a medida da CBF e afirmando compreender os motivos. Essa decisão reforça a proximidade política entre a diretoria alviverde e a entidade que organiza o futebol brasileiro.

Enquanto isso, o Flamengo mantém apenas manifestações internas e ainda não fez pronunciamento oficial sobre o assunto. A diretoria considera que a mudança é prejudicial, mas prefere avaliar de forma reservada possíveis reações. O sentimento é de indignação com o possível impacto na temporada.

Ver detalles de la publicación