Coluna do Fla
·7 de octubre de 2025
Presidente da CBF planeja reformulação na arbitragem

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·7 de octubre de 2025
Os jogos do Campeonato Brasileiro no último fim de semana foram marcados por uma série de erros de arbitragem. Neste ínterim, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, planeja uma reformulação interna.
Vale lembrar que uma das maiores polêmicas do fim de semana foi a atuação de Ramon Abatti Abel no clássico entre São Paulo e Palmeiras. Dessa forma, o presidente da CBF entrou em ação para tratar do afastamento do arbitro.
Não à toa, a CBF mandou Ramon Abatti Abel para um treinamento e avaliação interna. Apesar disso, inicialmente, a comissão de arbitragem da entidade não queria punir o juiz, preferindo outro tipo de medida.
Isso porque, o coordenador do grupo, Rodrigo Martins Cintra, defende que o afastamento não é o ideal pois, com a punição, a CBF perde um árbitro na escala. Porém, a não marcação de um pênalti claro e as reclamações justas do São Paulo fizeram Samir Xaud afastar Ramon Abatti Abel.
Em resumo, Ramon Abatti Abel, que é árbitro FIFA deixou de dar um pênalti claro de Allan em Tapia no clássico entre São Paulo e Palmeiras, além de não ter expulsado Andreas Pereira por uma entrada com a sola no jogador são paulino.
Internamente, o presidente da CBF e alguns dos dirigentes de confiança do mandatário, estão insatisfeitos com o rendimento da arbitragem brasileira. Com isso, internamente, a entidade discute qual o melhor plano para melhoria da arbitragem.
Até então, os representantes da CBF acreditam não adianta fazer uma intervenção no momento sem que seja algo estudado antes. O tema vai até ser desenvolvido dentro de um centro de inteligência da entidade, que vai procurar as melhores práticas.