Fala Galo
·25 de octubre de 2025
Pressionado, Atlético recebe o Ceará em “jogo de seis pontos” pelo Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·25 de octubre de 2025

Foto: Pedro Souza / Atlético Por: Thiago Florêncio
Em “jogo de seis pontos”, o Atlético recebe o Ceará, neste sábado (25), às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, tentando se afastar da zona de rebaixamento. O duelo é válido pela 30ª rodada do Brasileirão. A partida terá transmissão do Premiere (Pay-Per-View).
O Atlético entra em campo neste sábado (25), às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, para enfrentar o Ceará, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe busca recuperação após a derrota por 1 a 0 para o Corinthians e tenta se afastar da zona de rebaixamento, o Galo está a dois pontos do Vitória, primeiro clube dentro da “zona da degola”.
O empate por 1 a 1 com o Independiente del Valle, em Quito, pela semifinal da CONMEBOL Sul-Americana, trouxe novo ânimo ao elenco. O técnico Jorge Sampaoli, no entanto, deve preservar a espinha dorsal da equipe, mesmo com a partida de volta do torneio continental marcada para a próxima semana.
Apesar do costume de surpreender nas escalações, o treinador deve fazer apenas ajustes pontuais. O atacante Hulk deve reassumir a titularidade ao lado de Dudu, enquanto o volante Alexsander, recuperado de lesão, é opção para o meio. Saravia pode atuar na zaga no lugar de Ruan, e a novidade na lista de relacionados é o jovem atacante Mosquito, de 17 anos, campeão brasileiro sub-17 e uma das promessas da base alvinegra. O Atlético tem cinco desfalques confirmados: Fausto Vera (suspenso), Lyanco, Cuello, Caio Maia e Júnior Santos (todos no departamento médico).
Neste contexto, o provável time titular do Atlético para encarar o Ceará tem: Everson; Ruan (Saravia), Vitor Hugo e Alonso; Scarpa, Franco, Igor Gomes (Alexsander), Arana e Bernard; Dudu e Hulk. Técnico: Jorge Sampaoli.
O Ceará chega a Belo Horizonte em situação parecida com a do Atlético. O time ocupa a 13ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 35 pontos, apenas dois a mais que o adversário deste sábado (25). Na última rodada, perdeu por 2 a 0 para o Botafogo, em casa, e tenta reagir para se afastar da zona de rebaixamento.
O técnico Léo Condé terá dificuldades para montar a equipe. O meia Lourenço e o atacante Pedro Henrique cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O zagueiro Marcos Victor e o volante Dieguinho seguem em tratamento no departamento médico. Com as baixas, o treinador deve apostar na base do time que vem atuando, com pequenas mudanças no setor ofensivo.
Sendo assim, o provável time titular do Ceará para encarar o Atlético tem: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Fernando Sobral, Vinícius Zanocelo e Lucas Mugni (Vina); Fernandinho, Galeano e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.
Atlético e Ceará já se enfrentaram 26 vezes pelo Campeonato Brasileiro. O Galo leva vantagem no retrospecto, com 13 vitórias, contra 6 do Vozão e 7 empates.
Jogando em casa, o time mineiro venceu oito partidas. O primeiro duelo entre as equipes ocorreu em 19 de setembro de 1971, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, com vitória atleticana por 2 a 0.
A maior goleada do confronto a favor do Atlético foi registrada em 18 de agosto de 2006, pela 18ª rodada da Série B. Na ocasião, o time venceu por 3 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte. O Ceará devolveu o placar em 6 de julho de 2011, também por 3 a 0, no Presidente Vargas, pelo Brasileirão daquele ano.
A Confederação Brasileira de Futebol designou o árbitro Bruno Arleu de Araújo, do Rio de Janeiro, para comandar a partida entre Atlético Mineiro e Ceará, neste sábado (25), pela 30ª rodada do Brasileirão. Ele será auxiliado por Luiz Cláudio Regazone e Thiago Rosa de Oliveira Espósito, também do Rio. No VAR, estará Rodrigo Guarizo do Amaral, de São Paulo.
Com 42 anos, Bruno Arleu é árbitro FIFA desde 2020. Nesta temporada, já apitou 17 jogos entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Três deles envolveram o Atlético. O primeiro foi em 22 de maio, na goleada alvinegra por 4 a 0 sobre o Maringá, em Belo Horizonte. Depois, comandou a vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, em 3 de agosto. O mais recente foi o empate por 1 a 1 com o Santos, em 14 de setembro, na Arena MRV.
LEIA TAMBÉM:
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok









































