oGol.com.br
·18 de febrero de 2026
Quatro gols no primeiro tempo na Champions: Anthony Gordon iguala recorde de brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·18 de febrero de 2026

Anthony Gordon viveu uma verdadeira noite mágica na Liga dos Campeões na goleada do Newcastle sobre o Qarabag, no Azerbaijão. Com quatro gols no primeiro tempo, o atacante colecionou feitos enquanto encaminhava a classificação dos Magpies.
Só um jogador na história da Liga dos Campeões(era moderna) havia marcado quatro tentos no primeiro tempo na Champions: Luiz Adriano. Em outubro de 2014, o atacante brasileiro comandou a goleada do Shakhtar sobre o Bate, marcando ainda um quinto gol na segunda etapa.
Se contarmos desde os tempos em que o torneio era chamado de Copa dos Campeões da Europa, Bora Kostic (1957) e Altafini (1962) se juntam a lista.
Na fase moderna da Liga dos Campeões (desde 1992), Luiz Adriano é, até hoje, o jogador com mais gols em uma partida, com os mesmos cinco tentos de Messi e Haaland. Gordon não balançou as redes na segunda parte e, portanto, não conseguiu igualar o trio.
Gordon é o quinto jogador inglês a marcar quatro gols em um jogo da Champions, depois de Dennis Viollet (56/57), Ray Crawford (62/63), Alan Smith (91/92) e Harry Kane (24/25). Crawford, ainda quando a competição era chamada de Copa dos Campeões, marcou cinco gols pelo Ipswich Town contra o Floriana e é o único inglês que foi além dos quatro gols.
Com dez gols na atual edição da Champions, Gordon é o segundo inglês com mais gols em uma temporada do torneio, muito perto dos 11 gols de Kane pelo Bayern em 2024/25. O atacante do Newcastle é o vice-artilheiro da atual edição, a três gols de Mbappé, do Real Madrid.
Com os gols marcados hoje, também, Anthony Gordon superou Alan Shearer, que tem seis gols, e se tornou o maior artilheiro da história dos Magpies na Champions.









































