oGol.com.br
·8 de septiembre de 2025
Quem é Billal Brahimi, o franco-argelino na mira do Santos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·8 de septiembre de 2025
O Santos negocia a contratação do atacante Billal Brahimi, franco-argelino que estava no Nice. O jogador fez carreira de lampejos na Europa e é pouco conhecido do torcedor do futebol brasileiro. Vamos, então, tentar trazer os principais fatos, curiosidades e estatísticas do que pode a vir ser reforço santista.
Brahimi nasceu na região da Grande Paris, capital francesa, filho de imigrantes argelinos. Deu os primeiros chutes no Cergy-Pontoise FC, clube da periferia de Paris, e atuou ainda pelo US Saint-Ouen-l’Aumône. Chamava a atenção pela força física precoce e pela capacidade de desequilibrar no 1 contra 1.
Ainda na adolescência, se mudou com a família para Portugal e atuou nas divisões de base do Leixões. Visto por scouts ingleses, acabou assinando pelo Middlesbrough, onde fez seu primeiro jogo como profissional em 2018, contra o Rochdale, pela Copa da Liga. Atuou no período pelas seleções de base da França.
Voltou para a França em 2019 e defendeu a equipe B do Stade de Reims no Championnat National 2, a quarta divisão. Ganhou visibilidade no país e recebeu a chance de despontar pelo Le Mans na temporada seguinte.
Foi destaque na terceira divisão na temporada 2020/21, com 12 gols em 34 jogos. Recebeu, então, na temporada seguinte, as primeiras chances na elite. Primeiro no Angers, e depois no Nice.
Na temporada 2022/23, conseguiu sua melhor temporada na elite francesa, com 5 gols e 2 assistências em 37 jogos pelo Nice. Marcou o gol da temporada na Ligue 1, uma bela finalização colocada contra o Ajaccio. Foi decisivo também na vitória sobre o Marseille, no Vélodrome, com outro belo gol.
Em alta no Nice, apesar de não ser titular absoluto, escolheu defender a seleção dos pais. "Escolhi a Argélia porque é o país do meu coração há muito tempo", disse à época. Fez quatro jogos pela seleção argelina.
Na temporada seguinte, entretanto, acabou emprestado ao Brest. Viveu um ano para esquecer: uma temporada que poderia ajudá-lo a ganhar projeção na carreira, fez exatamente o oposto. Brahimi fez apenas um jogo como titular no novo clube e perdeu de vez o protagonismo no futebol francês.
Recuperou boa minutagem em 2024/25 pelo Sint-Truiden, da Bélgica. Fez 28 jogos, 21 como titular, marcou 2 gols e contribuiu com quatro assistências. Ainda voltou ao Nice para a nova temporada, entrou no minuto final na derrota para o Toulouse em casa e, na virada do mês, rescindiu o contrato.
Ponta canhoto que atua invertido na direita, tem como principais características o 1 contra a 1, o corte para dentro e a finalização colocada de canhota. É um jogador que costuma finalizar com frequência de fora da área. Teve lampejos até o momento, mas nunca conseguiu se firmar em alto nível na Europa.
Aos 25 anos, pode ser reforço de um time em crise, em momento delicado na temporada. Terá, mais uma vez, a chance de despontar, enfim, como o jogador de grande potencial de quem muito se esperou. Ou, afinal, se firmar como uma decepção.