Zerozero
·11 de junio de 2026
Quiñones marca o primeiro golo do Mundial 2026 e entra na história

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·11 de junio de 2026

O avançado mexicano Julián Quiñones fez história ao assinalar o primeiro golo do Mundial 2026, tornando-se o primeiro jogador do México a marcar o golo de estreia num jogo inaugural na história do Campeonato do Mundo.
O golo aconteceu no jogo de abertura entre o México e a África do Sul (2-0), quebrando um longo histórico negativo do seu país neste tipo de partidas. Antes deste feito, o México já tinha participado em outros sete jogos inaugurais sem que nenhum jogador da equipa marcasse o primeiro golo.
O registo negativo começou em 1930, com uma derrota por 4-1 com a França. Seguiram-se duas goleadas sofridas contra o Brasil: 4-0 em 1950 e 5-0 em 1954. A tendência manteve-se em 1958, num desaire por 3-0 contra a Suécia e em 1962, com nova derrota por 2-0 contra o Brasil.
Em 1970, empataram a zero, frente à União Soviética, e no Mundial de 2010, empataram 1-1 com a África do Sul, mas o primeiro golo do jogo pertenceu a Siphiwe Tshabalala- um golo que também ficou para a história.
Olhando para as aberturas mais recentes, no Mundial de 2014, o Brasil bateu a Croácia por 3-1, mas o primeiro golo da prova acabou por ser um autogolo de Marcelo.
Yury Gazinsky abriu o caminho para a goleada de 5-0 da Rússia sobre a Arábia Saudita em 2018, e o avançado Enner Valencia faturou de penálti na vitória por 2-0 do Equador contra o Catar na edição de 2022.







































