Coluna do Fla
·30 de octubre de 2025
Racing x Flamengo: Conmebol divulga áudio do VAR e justifica expulsão de Plata na semifinal da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·30 de octubre de 2025

Plata recebeu cartão vermelho em jogo do Flamengo contra o Racing (ARG), nessa quarta-feira (29), pela volta da semifinal da Libertadores. A Conmebol, portanto, divulgou o áudio do VAR nesta quinta (30) e destacou a justificativa da expulsão.
Juan Lara (VAR): “Olha, esse (Plata) aqui acertou um golpe, vai ter que expulsá-lo. Foi fora da câmera, aqui, olhe, quando esse (Rojo) caiu”.
Claudio Urrutia (auxiliar) : “O jogador do Racing tenta levantar o do Flamengo pela camisa. E o jogador do Flamengo lhe dá um golpe, com o punho, nas genitais. Para mim, conduta violenta.”
Edson Cisternas (AVAR2): “Claudio diz que há um golpe”.
Juan Lara: “Conduta violenta. O número 6 vai levantar (Plata), e ele lhe acerta um golpe. Piero, temos só uma câmera de longe que mostra o Marcos Rojo levantando o jogador pela camiseta, ele (Plata) reage com um golpe” – em seguida, o vermelho é confirmado
O árbitro Piero Maza expulsou Plata aos 11 minutos do segundo tempo. O atacante do Flamengo tomou um puxão de cabelo do zagueiro Rojo e, logo em seguida, deu um tapa no defensor do Racing.
O bandeirinha observou o lance e solicitou a expulsão de Plata ao árbitro principal Piero Maza. No entanto, os jogadores do Flamengo pediram para o apitador ir ao VAR para analisar o lance, visto que sequer viu o que aconteceu entre os atletas.
O árbitro, porém, não se dirigiu ao VAR e manteve a decisão de campo, expulsando Gonzalo Plata. Por isso, o Flamengo jogou praticamente o segundo tempo inteiro com um a menos. No entanto, no final das contas, o Mais Querido conseguiu a classificação heróica para a final da Libertadores.









































