
Saudações Tricolores.com
·27 de junio de 2025
Raphinha critica calendário e defende clubes europeus – “Muito ruim jogar nas férias obrigado”

In partnership with
Yahoo sportsSaudações Tricolores.com
·27 de junio de 2025
O atacante Raphinha, do Barcelona e da seleção brasileira, causou polêmica ao comentar sobre o Mundial de Clubes em um evento realizado nesta sexta-feira, em São Paulo. Em defesa dos clubes europeus, o jogador criticou abertamente o calendário da competição, que, segundo ele, obriga atletas a abrirem mão de suas férias para disputá-la. A fala repercutiu principalmente após resultados recentes, como o empate sem gols entre Borussia Dortmund e Tricolor – com o Fluminense apresentando um futebol muito superior – além das derrotas de times europeus para equipes brasileiras.
“Particularmente falando, como uma pessoa que joga fora, num time europeu, a gente estaria de férias, eu estou de férias, eles estariam de férias. Um exemplo: Marquinhos e Beraldo do Paris, jogaram a final da Champions, nem comemoraram direito, viajaram para jogar com a seleção, acabou o segundo jogo, voltaram para se apresentar para jogar o Mundial. Eles ainda não pararam. Então, muita gente fala que isso é desculpa, pode até ser, ou não”, afirmou Raphinha, ao destacar o desgaste dos atletas europeus diante de uma temporada exaustiva.
O calendário apertado foi alvo de uma crítica ainda mais dura: “Eu acho que a gente ter de abrir mão das nossas férias por obrigação é muito complicado. É de direito nosso, todo mundo está de acordo e todo mundo merece ao menos um mês de férias, três semanas que seja. E muitos deles que estão jogando o Mundial não vão ter”, completou.
Raphinha também questionou a decisão de realizar o torneio nos Estados Unidos neste período do ano, usando novamente o PSG como exemplo e projetando dificuldades para a temporada seguinte: “Se o Paris chegar à final desse Mundial, eles já têm a Supercopa antes de começar a temporada. Não param. Muita gente fala que clubes europeus estão com desculpas. Depende do ponto de vista e no meu ponto de vista é muito ruim abrir mão das minhas férias para jogar algo que é obrigado”, reforçou.
O atacante ainda manifestou insatisfação com a falta de diálogo entre a Fifa, dirigentes e atletas: “Em nenhum momento perguntaram para os jogadores de datas, se queriam… Só que não, você tem de ir e ponto. E a gente acata ordens e tem de ir e estar lá jogando. Estou falando como um jogador de clube europeu. Abrir mão das férias para jogar um novo torneio é complicado”, finalizou.
As declarações de Raphinha vieram à tona em meio a um Mundial de Clubes marcado pelo bom desempenho do Tricolor e pelos desafios enfrentados pelos clubes europeus, que buscam justificar suas atuações diante do forte ritmo dos times brasileiros.
Foto: Lorena Ortega