Reagendamento do Arouca-FC Porto: Dragões com três jogos em seis dias | OneFootball

Reagendamento do Arouca-FC Porto: Dragões com três jogos em seis dias | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·18 de septiembre de 2025

Reagendamento do Arouca-FC Porto: Dragões com três jogos em seis dias

Imagen del artículo:Reagendamento do Arouca-FC Porto: Dragões com três jogos em seis dias

O que os adeptos do FC Porto receavam confirmou-se: o Arouca-FC Porto, da 7.ª jornada da I Liga, foi adiado pela Liga Portugal. Inicialmente marcado para domingo, 28 de setembro, passou para segunda-feira, 29 de setembro, no mesmo período em que os azuis e brancos disputam a Liga Europa e recebem o Benfica no clássico da 8.ª jornada, totalizando três jogos em seis dias para o FC Porto.

Essa possibilidade já estava em cima da mesa desde 9 de setembro, quando a Câmara Municipal de Arouca comunicou a impossibilidade de realizar a partida na data prevista “em virtude de coincidir com a Feira das Colheitas, evento que atrai milhares de visitantes a Arouca.”


OneFootball Videos


A Feira, a maior celebração local em terras de Santa Mafalda, concentrará grande parte dos meios de segurança (GNR, PSP, Bombeiros, Proteção Civil, entre outros) e decorre de 25 a 28 de setembro.

Segundo o jornal Record, esse facto surgiu como novidade porque, em maio, quando a Liga Portugal indagou sobre eventuais condicionantes para o sorteio do calendário da Primeira Liga, nem o FC Arouca, nem a Câmara Municipal, Polícia ou Proteção Civil assinalaram a necessidade de os Lobos da Serra da Freita jogarem fora a 7.ª jornada.

Quando o FC Porto tomou conhecimento da indisponibilidade da data, deixou claro que não pretendia adiar o encontro, devido ao calendário apertado.

Chegou a ser equacionada a realização do jogo num estádio alternativo, mas essa solução não avançou, até porque implicaria que o Arouca tivesse de receber Sporting e Benfica no mesmo recinto que acolheria o FC Porto, conforme os regulamentos. Os responsáveis arouquenses rejeitaram a hipótese de jogar longe do seu estádio.

Nova data viola regulamentos e obriga FC Porto a fazer três jogos em seis dias

Sem entendimento entre os clubes, a Liga Portugal remarcou o encontro para 29 de setembro, segunda-feira, atendendo à sugestão do Arouca e contrariamente à posição do FC Porto, que procura pontos para Portugal no ranking da UEFA.

Com pontapé de saída agora marcado para as 20h00, o calendário deixa o FC Porto numa situação delicada.

No dia 25 de setembro a equipa desloca-se à Áustria para defrontar o Salzburgo na estreia na fase de grupos da Liga Europa. O jogo seguinte será precisamente contra o Arouca, na segunda-feira 29 de setembro, antes da receção ao Estrela Vermelha, referente à 2.ª jornada da Liga Europa, agendada para quinta-feira, 2 de outubro.

Entre a partida com os Lobos da Serra da Freita e a deslocação aos sérvios haverão apenas 70 horas de descanso, abaixo das 72 horas regulamentares.

Depois do encontro com o Estrela Vermelha, o FC Porto recebe o Benfica no Dragão a 5 de outubro, na 8.ª jornada da I Liga, domingo às 21h15, novamente com apenas 71 horas de descanso, também inferior ao mínimo exigido pelos regulamentos.

Quando foi consultado sobre a hipótese de adiamento do Arouca-FC Porto, Reinaldo Teixeira, presidente da Liga, afirmou que o organismo cumpriria as normas.

“Esta casa cumpre leis e regras. A segurança é sempre um tema sensível. Estamos a ultimar detalhes dentro dos regulamentos e vai acontecer uma decisão. A Liga tem de tomar uma decisão indo ao encontro das regras de respeito pela segurança”, comentou, na altura.

Ver detalles de la publicación