Recorde à vista na Série C, frustração na Série D: os extremos dos melhores mandantes do Brasil | OneFootball

Recorde à vista na Série C, frustração na Série D: os extremos dos melhores mandantes do Brasil | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·11 de agosto de 2025

Recorde à vista na Série C, frustração na Série D: os extremos dos melhores mandantes do Brasil

Imagen del artículo:Recorde à vista na Série C, frustração na Série D: os extremos dos melhores mandantes do Brasil

Só duas equipes entre as quatro divisões do futebol brasileiro ainda não perderam em casa em 2025. E mais: tem 100% de aproveitamento. Uma delas é líder, faz história e é favorita a conquistar o acesso na Série C. A outra foi eliminada neste final de semana na Série D... O fator casa não foi suficiente para a Portuguesa, mas continua sendo o combustível do Caxias.

Vamos para a história trágica dos mandantes impecáveis. A Portuguesa começou 2025 com força pelo projeto de SAF que colocou o clube como o maior investimento da Série D. O projeto visava colocar a Lusa na Série C já em 2026.


OneFootball Videos


Eliminada na primeira fase do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, a Portuguesa voltou todas as suas forças na Série D. Avançou como líder do grupo 6, com a terceira melhor campanha no geral.

A Lusa venceu os sete jogos que fez como mandante na primeira fase da Série D. Sofreu apenas cinco gols no Canindé e marcou 14. Neste fim de semana, nova vitória: 1 a 0 em cima do Mixto, pelo jogo de volta da primeira fase de mata-mata. Mesmo placar de Cuiabá, o que levou a decisão para os pênaltis. O Tigre levou a melhor, e deixou os paulistas pelo caminho.

Homologada como SAF em março deste ano, a Portuguesa tinha como meta final alcançar a elite do futebol brasileiro em 2029, com uma promessa de aporte de R$ 1,4 bilhão. O objetivo final ainda é possível, desde que o clube consiga acessos ininterruptos nos próximos anos. Em 2025, a Portuguesa não tem mais calendário e só volta a jogar no Paulistão de 2026.

O líder Caxias

O Caxias é o líder isolado da Série C, já está garantido na próxima fase e vive a expectativa de fazer a melhor campanha da história da primeira fase do campeonato. Como a Portuguesa, tem como grande força a sua casa.

Em oito jogos no Centenário, o Caxias venceu todos e marcou 15 gols, sofrendo 5. O Grená já está classificado para a próxima fase, com 36 pontos, e faltam ainda três rodadas para entrar de vez na história da competição.

Desde 2012, a Série C começou a ter uma primeira fase em pontos corridos, inicialmente com 18 jogos e dois grupos e desde 2022 com 19 jogos em chave única.

A melhor campanha da primeira fase da competição, considerando o citado período, foi do Botafogo da Paraíba. Ano passado, o Belo terminou a primeira fase com 41 pontos. Só que não conseguiu acesso na segunda fase, terminando atrás de Volta Redonda e Remo em sua chave.

A segunda melhor pontuação da história da competição foi também ano passado: o Ahtletic somou 40 pontos e, ao contrário dos paraibanos, conseguiu o acesso. O Novorizontino fecha o top 3 das melhores campanhas, com 39 pontos em 2021 - campanha que terminou com o acesso.

Como alerta para o Caxias, o Fortaleza, que teve as melhores campanhas em 2014 (35 pontos) e 2015 (36 pontos); e o Santa Cruz, melhor pontuação da primeira fase em 2020 (37 pontos), não conseguiram o acesso.

Nas últimas rodadas da primeira fase, os Grenás lutam não só para manter a campanha imaculada em Caxias do Sul, como também para superar o Botafogo e ser a melhor campanha da história da primeira fase. Se ainda faltam cinco pontos para passar o Belo, o Caxias precisa apenas de mais uma vitória para ser a equipe com mais triunfos na história da primeira fase da Terceira Divisão (Botafogo, Athletic e Novorizontino também conseguiram 12 triunfos, como os gaúchos até aqui).

Ver detalles de la publicación