Recorde histórico: qual a jogadora com mais títulos de Copa América? | OneFootball

Recorde histórico: qual a jogadora com mais títulos de Copa América? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Fut das Minas

Fut das Minas

·28 de julio de 2025

Recorde histórico: qual a jogadora com mais títulos de Copa América?

Imagen del artículo:Recorde histórico: qual a jogadora com mais títulos de Copa América?

Quando o assunto é Copa América Feminina, nomes como Marta (a maior artilheira das Copas do Mundo) e Cristiane (a maior artilheira da Copa América Feminina) podem vir à mente. No entanto, nenhuma delas é a maior campeã da história da competição sul-americana. O posto pertence a Miraildes Maciel Mota, a Formiga, volante histórica da Seleção Brasileira, que venceu o torneio seis vezes: em 1995, 1998, 2003, 2010, 2014 e 2018.

Imagen del artículo:Recorde histórico: qual a jogadora com mais títulos de Copa América?

Lucas Figueiredo/CBF


OneFootball Videos


Formiga e o domínio brasileiro na Copa América Feminina

Formiga chegou à seleção com 16 anos (1995) e se despediu aos 43 (2021), carregando quase três décadas de trajetória com a camisa do Brasil, algo inédito no futebol de alto rendimento. Além disso, ela detém o recorde mundial de longevidade na seleção feminina. Nesse período, disputou sete edições da Copa América e esteve em campo em quase todas as partidas decisivas. Sendo assim, ajudou a consolidar o domínio brasileiro na competição, em que o Brasil venceu oito das nove edições realizadas até hoje.

Além dos títulos continentais, Formiga é a única atleta, entre homens e mulheres, a disputar sete Copas do Mundo e sete Jogos Olímpicos. Uma marca que reflete não só sua resistência, mas também o nível de excelência com que se manteve por mais de duas décadas no mais alto nível do futebol mundial.

Ao longo dos anos, viu gerações diferentes passarem pela Seleção, Marta, Cristiane, Erika, Debinha, Tamires, e seguia ali, vencendo. Com suas seis taças, nenhuma outra jogadora sul-americana chegou perto de igualar sua marca. Marta, por exemplo, venceu três edições (2003, 2010 e 2018) e pode vencer a quarta em 2025. A regularidade e a importância de Formiga dentro de campo explicam o feito inédito e difícil de ser superado.

Imagen del artículo:Recorde histórico: qual a jogadora com mais títulos de Copa América?

Lucas Figueiredo/CBF

Copa América Feminina 1995: o ano de estreia de Formiga

A edição de 1995, sediada em Uberlândia (MG), foi a segunda edição do Campeonato Sul-Americano Feminino, válida como qualificatória para a Copa do Mundo de 1995. O Brasil fez uma campanha absolutamente dominante: venceu todos os quatro jogos da fase final e aplicou placares expressivos, como 13×0 sobre o Equador, 8×0 contra a Argentina e 15×0 diante da Bolívia, encerrando o torneio com uma vitória por 2×0 contra a Argentina na rodada final.

O elenco brasileiro nesta edição reuniu algumas das primeiras estrelas do futebol feminino nacional: Meg (goleira), Marisa, Elane, Solange, Fanta, Márcia Taffarel, Cenira, Pretinha, Michael Jackson, Sissi, Roseli, além da jovem Formiga, estreante na competição.

Imagen del artículo:Recorde histórico: qual a jogadora com mais títulos de Copa América?

Coleção Fanta Motta/ Museu do Futebol

Na rodada decisiva, o Brasil selou o título com uma vitória por 2×0 sobre a Argentina. Com gols de Michael Jackson e Roseli, o jogo confirmou a superioridade brasileira no continente.

Mesmo entre quem não acompanha de perto o futebol feminino, o nome de Formiga é imediatamente reconhecido. Sua trajetória como pioneira transformou a volante em um grande símbolo da modalidade no Brasil. Mais do que títulos, ela representa resistência em um cenário historicamente negligenciado, abrindo caminho para novas gerações e ajudando a consolidar a Seleção Brasileira como potência continental.

Tudo sobre a Copa América de 2025 você encontra no site e nas redes sociais do Fut das Minas (InstagramX e TikTok).

Ver detalles de la publicación