Reforma do Estatuto do Corinthians avança: pré-projeto será entregue ao Conselho nesta sexta-feira | OneFootball

Reforma do Estatuto do Corinthians avança: pré-projeto será entregue ao Conselho nesta sexta-feira | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·10 de octubre de 2025

Reforma do Estatuto do Corinthians avança: pré-projeto será entregue ao Conselho nesta sexta-feira

Imagen del artículo:Reforma do Estatuto do Corinthians avança: pré-projeto será entregue ao Conselho nesta sexta-feira
  1. Por Larissa Beppler | Redação da Central do Timão

A Comissão de Reforma do Estatuto do Corinthians concluiu, na última quinta-feira (9), o texto preliminar da proposta de atualização do documento. O pré-projeto será entregue na tarde desta sexta-feira ao presidente do Conselho Deliberativo (CD), Romeu Tuma Júnior. Após o recebimento, o material passará por avaliação técnica e eventuais ajustes antes de ser apresentado oficialmente, o que deve ocorrer dentro de aproximadamente dez dias.

Durante o mês de outubro, o Conselho Deliberativo abrirá um período de debates com lideranças, coletivos, conselheiros e demais grupos organizados do clube. O objetivo é discutir o formato da votação e ouvir sugestões sobre os temas que poderão ser votados em blocos. Entre os temas discutidos estão o voto do Fiel Torcedor, mudanças no formato de eleição dos órgãos fiscalizadores, medidas de controle de gastos relacionados ao cartão corporativo, entre outros assuntos relevantes.


OneFootball Videos


Imagen del artículo:Reforma do Estatuto do Corinthians avança: pré-projeto será entregue ao Conselho nesta sexta-feira

Foto: Reprodução/Corinthians

De acordo com o cronograma divulgado pelo Conselho, a votação da reforma do Estatuto está prevista para novembro de 2025, em sessão do órgão fiscalizador. A proposta final deverá ser encaminhada à Assembleia Geral dos Associados em dezembro, quando será submetida à decisão definitiva.

A atualização do Estatuto é uma demanda antiga no Corinthians. O documento vigente foi revisado pela última vez em 2008 e, desde então, diferentes grupos vêm apresentando sugestões de aprimoramento. Nos últimos meses, o tema voltou ao centro das discussões entre torcedores e associados, que têm cobrado avanços em transparência, governança e participação democrática.

A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do clube, tem se manifestado em defesa da inclusão do voto do Fiel Torcedor, proposta apresentada em audiência pública realizada em 2024. Já o torcedor comum tem sido representado no debate pelo Coletivo Voz Corinthiana, que vem atuando de forma constante nesse processo, com foco na ampliação da participação da torcida, na implementação de mecanismos de controle interno, no fortalecimento da governança e na defesa de limites à implantação de um modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Na última semana, representantes do Coletivo reuniram-se com o presidente do Conselho Deliberativo e com integrantes da Gaviões da Fiel para discutir pontos específicos da proposta de reforma. O texto apresentado pelo grupo foi desenvolvido a partir de centenas de contribuições enviadas por torcedores e entregue ao presidente do CD, que reconheceu a relevância das sugestões e demonstrou abertura para incorporá-las na construção da nova versão do Estatuto. Confira mais detalhes sobre essa proposta aqui.

Veja mais:

Imagen del artículo:Reforma do Estatuto do Corinthians avança: pré-projeto será entregue ao Conselho nesta sexta-feira

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Ver detalles de la publicación