Gazeta Esportiva.com
·22 de noviembre de 2025
Remo critica escalação de Raphael Claus para decisão na Série B do Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·22 de noviembre de 2025

Nesta sexta-feira, o Remo publicou uma nota oficial criticando a escalação do árbitro Raphael Claus para a partida contra o Goiás, válida pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo está marcado para começar às 16h30 (de Brasília), neste domingo, no Mangueirão, em Belém.
No texto, o Remo define como “péssimo” o histórico de Claus em compromissos que envolviam o clube e afirma que foi prejudicado pelas decisões do árbitro em um passado recente. Além disso, a nota pede que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) faça esclarecimentos sobre o critério da escolha do time de arbitragem para o duelo.
Em 2021, foi ele quem apitou o jogo contra o Confiança, pela última rodada da Série B, que definiu o rebaixamento do time para a Série C. Na ocasião, Claus foi alvo de críticas da torcida do Leão por um gol anulado já na etapa complementar.
Na sexta posição com 59 pontos, só uma vitória diante do Goiás interessa ao Remo para entrar no G4 e garantir o acesso à elite do futebol brasileiro. No entanto, a missão não é simples, já que o adversário também está vivo na luta para subir à Série A e vai com tudo para conquistar o triunfo.
O Clube do Remo vem a público manifestar sua discordância e preocupação em relação à escalação do árbitro Raphael Claus para a partida válida pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, frente ao Goiás Esporte Clube, marcada para este domingo no estádio Mangueirão.
Em sua trajetória, o árbitro possui histórico de péssimas arbitragens que já prejudicaram os resultados esportivos do Clube do Remo, inclusive graves prejuízos no passado recente.
Considerando o histórico dessa designação e o momento decisivo que o clube atravessa — com a disputa direta por acesso à Série A — entendemos que a transparência e a segurança da arbitragem são fatores essenciais para garantir a lisura da competição.
Solicitamos formalmente à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio dos canais competentes, esclarecimentos sobre os critérios de designação do árbitro e demais membros da equipe de arbitragem para esta partida, com vistas a assegurar total imparcialidade, independência e conformidade com o regulamento.
Reafirmamos que o Clube do Remo seguirá firme na defesa dos seus interesses e direitos, estando preparado para atuar conforme as normas que regem o futebol profissional, garantindo que a partida ocorra em ambiente justo e equilibrado, tanto para o clube quanto para seus torcedores.
Convocamos nossa torcida para, com calma, lutarmos bravamente garantindo apoio à equipe em campo, mantendo o respeito aos adversários, à arbitragem e todos os agentes da partida — dentro do espírito que sempre nortearam os valores do clube.
Contamos com o comprometimento de todos os envolvidos para que o espetáculo esportivo seja realizado de forma justa, competitiva respeitosa, honrando a grandeza e tradição do Clube do Remo.









































