Renato Augusto volta a falar sobre carinho pelo Corinthians e desejo de ser treinador | OneFootball

Renato Augusto volta a falar sobre carinho pelo Corinthians e desejo de ser treinador | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·12 de noviembre de 2025

Renato Augusto volta a falar sobre carinho pelo Corinthians e desejo de ser treinador

Imagen del artículo:Renato Augusto volta a falar sobre carinho pelo Corinthians e desejo de ser treinador
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

O ex-meia Renato Augusto, que teve duas passagens pelo Corinthians (janeiro de 2013 -dezembro de 2015 e agosto de 2021 – dezembro de 2023), participou de um evento do projeto Galera da Bola, em parceria com o instituto GRAAC, e falou sobre sua aposentadoria, nova fase como pai e os desejos comuns de as vezes voltar a entrar em campo.

“Às vezes, vendo um jogo, dá aquela vontade, mas aí você lembra de todo o processo, muita coisa você tem que abrir mão e aí já começa a pesar. Você tem que viajar, concentrar, deixa de ir nos lugares com a família. Depois que eu descobri esse lado aqui de poder ter um final de semana, poder aproveitar a folga dos filhos, levar o filho para escola, isso acaba pesando. Mas quando eu vejo os jogos, às vezes, dá vontade de jogar de novo, mas como eu falei, hoje o momento é realmente de aproveitar a família, curtir os momentos especiais e desfrutar um pouco”, iniciou.


OneFootball Videos


Imagen del artículo:Renato Augusto volta a falar sobre carinho pelo Corinthians e desejo de ser treinador

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Posteriormente, foi questionado sobre os planos após aposentadoria e uma possível vontade em se tornar treinador de futebol. Porém, afirmou que não tem convicção se está ou não preparado: A minha ideia, quando eu comecei a pensar em aposentadoria, era a única e exclusiva de ser treinador. Conforme os últimos anos foram passando, comecei a vivenciar outras coisas e aí eu comecei a abrir o leque para uma parte mais de gerência, de realmente curtir o extracampo do futebol, então isso também foi interessante para mim. Recebo algumas ligações, mas no momento eu quero estudar, quero abrir minha mente, eu sempre falo porque eu conseguia ver o jogo de dentro do campo, mas você ver de fora é diferente e você antever tudo o que vai acontecer é diferente, que aí eu acho que é o grande segredo do treinador.”

Eu não sei se eu estou preparado a esse ponto, vou querer estudar, vivenciar, começar a passar em alguns clubes com treinadores que já jogaram comigo, outros que eu trabalhei, outros que eu nunca trabalhei, mas tem um contato muito bom, como é o caso do Dorival. Quero poder acompanhar um pouco mais de dentro, entender esse processo fora das quatro linhas, preparação de semana e preparação de treino. Quero vivenciar de fora para poder me preparar para depois realmente me sentir pronto e poder assumir um cargo”, continuou.

Por fim, o ex-camisa 8 corinthiano foi questionado sobre a despedida que realizou junto à torcida corinthiana na partida contra o Flamengo, no último dia 28 de setembro, na Neo Química Arena, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Naquele dia, porém, o Alvinegro acabou sendo derrotado por 2 x 1.

“Ele também comentou sobre a dimensão do que representa na história do Corinthians e o carinho que recebe dos torcedores: “Meus amigos sempre falavam: ‘você tem noção do tamanho que você é?’ Enquanto você está jogando, você não tem muito a noção. Hoje eu venho algumas vezes à São Paulo e recebo um carinho surreal das pessoas na rua, é criança, adulto, você conseguir atingir todas as idades e foi muito especial.”

“Claro que eu sabia da minha responsabilidade enquanto eu estava no campo, tudo que eu representava para o elenco, para o clube, mas você ainda não tem dimensão. Meu coração tinha ficado um pouco doído de ter saído do Corinthians da forma que eu saí, sem ter tido nada (homenagem), então ter tido aquele dia, poder levar os meus filhos, minha esposa, para mim foi mágico, porque eu pude realmente dar um ponto final, ou uma vírgula, né? Mas poder marcar um momento foi realmente mágico”, finalizou.

Em 243 jogos com a camisa corinthiana (188 como titular), Renato Augusto marcou 30 gols e concedeu 46 assistências, além de ter conquistado três títulos: Campeonato Paulista (2013), Recopa Sul-Americana (2013) e Campeonato Brasileiro (2015).

Veja Mais:

Imagen del artículo:Renato Augusto volta a falar sobre carinho pelo Corinthians e desejo de ser treinador

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Ver detalles de la publicación