Retrospecto completo: Corinthians x Cruzeiro - História e duelos marcantes | OneFootball

Retrospecto completo: Corinthians x Cruzeiro - História e duelos marcantes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·9 de diciembre de 2025

Retrospecto completo: Corinthians x Cruzeiro - História e duelos marcantes

Imagen del artículo:Retrospecto completo: Corinthians x Cruzeiro - História e duelos marcantes

Acostumados aos embates no mais alto nível do futebol nacional, Corinthians e Cruzeiro editam um confronto pesado, de retrospecto antigo e equilíbrio absoluto. Desde o primeiro encontro oficial, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967, Timão e Raposa editam um histórico repleto de altos e baixos, com reviravoltas para os dois lados.

Pensando nisso, o MundoBola traz o retrospecto completo do confronto, incluindo os números históricos, jogos marcantes e como foi o último embate entre os dois, considerando todas as competições oficiais do calendário.


OneFootball Videos


Aquele primeiro jogo oficial terminou em vitória do Corinthians, por 4 a 2, aproveitando o fator casa. Mas não demoraria muito para o Cruzeiro deixar sua marca pela primeira vez: no confronto seguinte, menos de um ano depois, o time de Belo Horizonte levou a melhor por 3 a 1 e deu o tom do equilíbrio que seguiria até hoje.

Números gerais

Considerando todos os jogos oficiais na história, Corinthians e Cruzeiro se enfrentaram 89 vezes. Esses jogos foram espalhados, surpreendentemente, por apenas quatro campeonatos: Brasileirão, Copa do Brasil, Copa Mercosul e o já mencionado Robertão (formato antigo do Nacional).

E, em 60 anos de história, o equilíbrio é absoluto: 35 vitórias para o Corinthians, 32 triunfos para o Cruzeiro e 22 empates. Até em número de gols marcados os times estão próximos: o Timão foi às redes 104 vezes, apenas duas a mais que o time celeste.

E ninguém marcou mais vezes no confronto que Marcelinho Carioca, ex-jogador do Corinthians, com seis tentos em 12 partidas. Neto e Marcelo Ramos aparecem na sequência, com cinco, à frente de Ángel Romero e Dirceu Lopes — que somam quatro cada. Evaldo, Ábila, Rosinei, Arrascaeta, Deivid, Alecsandro, Robinho e Edílson têm três.

Jogos marcantes

Entre tantos jogos grandes e marcantes nas histórias de Corinthians e Cruzeiro, o retrospecto do confronto naturalmente faz dois saltarem aos olhos: as duas finais nacionais disputadas entre os dois clubes. E cada um saiu com um título: o Timão foi campeão do Brasileirão, enquanto a Raposa faturou a Copa do Brasil.

O primeiro embate aconteceu na final do Brasileirão de 1998. Na primeira fase, o Corinthians liderou a tabela de classificação, com 46 pontos em 23 jogos, e passou sem sustos. O Cruzeiro foi o sétimo, penúltimo entre os classificados, com 37 somados. Palmeiras, Coritiba, Santos, Sport, Portuguesa e Grêmio também passaram.

Nas quartas de final, o Corinthians eliminou o Grêmio, enquanto o Cruzeiro passou pelo Palmeiras; nas semifinais, o Timão mandou para casa o Santos do artilheiro Viola e viu a Raposa tirar a Portuguesa para definir a decisão.

Em melhor de três jogos, os times empataram as duas primeiras, mas os paulistas levaram a melhor no terceiro e ficaram com a taça: 2 a 0, gols de Edílson e Marcelinho Carioca.

O Cruzeiro levaria 20 anos, mas encontraria sua vingança. Na Copa do Brasil de 2018, a Raposa eliminou Athletico-PR, Santos e Palmeiras para chegar à final, enquanto o Corinthians tirou do caminho Vitória, Chapecoense e Flamengo.

Dessa vez, porém, o equilíbrio foi menor. Superior, o Cruzeiro venceu os dois jogos e ficou com o título da competição: no primeiro jogo, Thiago Neves decretou o 1 a 0; no segundo, em São Paulo, Robinho e Arrascaeta decidiram — Jádson, de pênalti, fez o de honra do Timão.

Último encontro

A partida mais recente entre Corinthians e Cruzeiro não terminou com final nada feliz para o time paulista, que acabou amplamente superado no Mineirão. O jogo foi válido pela 35ª rodada do Brasileirão, no dia 23 de novembro deste ano, e terminou com placar de 3 a 0 para a equipe da casa.

Sofrendo para manter uma regularidade de atuações sob comando de Dorival Jr, o Corinthians não se encontrou em Belo Horizonte e viu o terceiro colocado do Brasileirão se impor. Kaio Jorge abriu o placar no primeiro tempo, ampliou no segundo e tranquilizou o jogo, antes de Keny Arroyo dar números finais ao placar.

Ver detalles de la publicación