MundoBola Flamengo
·1 de agosto de 2025
Retrospecto completo: Flamengo x Ceará - História, duelos marcantes e curiosidades

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·1 de agosto de 2025
Movimentando multidões a cada passagem pelo Nordeste, o Flamengo sustenta uma vantagem mais do que interessante sobre o Ceará, com o dobro de vitórias. E o confronto carrega uma curiosidade interessante: apesar de ter acontecido poucas vezes, é muito antigo.
Neste guia completo do MundoBola Flamengo, confira todos os números do retrospecto do Flamengo contra o Ceará e relembre desafios entre os dois.
O duelo inaugural data de 1948, em amistoso realizado no Presidente Vargas, no Ceará. No dia 4 de abril, o Flamengo não teve problemas para vencer por 3 a 0, gols de Tião, Durval e Gringo.
No total, Flamengo e Ceará se enfrentaram apenas 33 vezes ao longo da história. E o retrospecto é amplamente favorável ao Rubro-Negro, que venceu 14 desses embates (42% de aproveitamento).
Os dois times ainda empataram em 12 oportunidades (36%), além de sete vitórias do Ceará. O Flamengo marcou 51 gols e sofreu 36.
O topo da lista de jogos marcantes é provavelmente merecido pelo duelo na Copa do Brasil de 2003, que será relembrado adiante neste texto. Mas outros confrontos também são dignos de lembrança, como o do primeiro turno do Brasileirão de 2019.
Curiosamente, os dois encontros com o Ceará seriam marcantes naquele Brasileirão. O da 16ª rodada, porém, aconteceu fora de casa — e trouxe superioridade completa do Flamengo.
Pablo Marí abriu o placar aos 22, Gabigol ampliou aos 35, e o Flamengo deixou claro — em pleno Castelão — que não voltaria ao Rio de Janeiro sem a vitória. Nos acréscimos do segundo tempo, Arrascaeta emendou uma linda bicicleta para completar o 3 a 0.
Com o triunfo, o Rubro-Negro assumiu a liderança da competição, que terminaria com a melhor campanha da história dos pontos corridos.
E o ano anterior reservou mais um 3 a 0 — e novamente fora de casa. Em um Castelão lotado por quase 52 mil pessoas, Vini Jr marcou duas vezes: uma no fim do primeiro tempo e outra, no início do segundo.
A partir daí, o Mais Querido seguiu em grande dia e ainda ampliou a contagem com Diego Ribas, aos 26 da etapa final. Maurício Barbieri treinava a equipe, que entrou com Diego Alves; Rodinei, Réver, Juan e Renê; Cuéllar, Éverton Ribeiro, Diego e Paquetá; Vini Jr e Henrique Dourado.
Considerando apenas jogos oficiais, foram 28 duelos entre Flamengo e Ceará. O Rubro-Negro triunfou em 11 e empatou em outros 11, enquanto a equipe nordestina venceu seis.
E ninguém foi capaz de marcar mais gols no confronto até hoje que a dupla entre Bruno Henrique e Gabigol, com três cada. O camisa 27 precisou de cinco jogos para atingir a marca, enquanto o autor dos gols da Libertadores 2019 fez em sete partidas.
Com dois gols cada, aparece outro grupo: Vini Jr, Willian Arão, Thiago Neves, Paulo César Caju e Vitinho. O Ceará tem Washington, Magno Alves, Anselmo e Vina, também com dois.
No principal torneio do país, foram 19 partidas envolvendo Flamengo e Ceará: oito vitórias rubro-negras, oito empates e três triunfos alvinegros. O Mais Querido fez 29 gols e levou 19.
E um confronto recente foi bem especial para a Nação. Campeão do Brasileirão de 2019, o Flamengo fez a festa do título contra o Ceará, em um Maracanã lotado por 61.246 torcedores.
E o time não fez feio, mesmo com a taça garantida. Com três gols de Bruno Henrique e um de Vitinho, o Rubro-Negro enfiou 4 a 1 no adversário e venceu com sobras. Thiago Galhardo descontou. Aquele resultado, de quebra, garantiu a melhor campanha da história do Brasileirão ao Flamengo.
Outra competição que envolveu duelos entre os times foi a Copa do Brasil, com três encontros no mata-mata — que, por serem disputados em ida e volta, trouxeram seis jogos.
Curiosamente, o retrospecto é melhor para o Ceará. O Flamengo só venceu uma vez, perdeu três e empatou duas. Classificou-se em 2003, mas foi eliminado em 2005 e 2011. Nesta última, a derrota por 2 a 1 no jogo de ida foi a primeira do ano.
E a única classificação veio no sofrimento. Depois de perder por 1 a 0 fora de casa, o Flamengo repetiu o placar em casa e precisou resolver nos pênaltis, por 4 a 3.
E os dois clubes já se encontraram até por uma competição extinta: a Primeira Liga. Mas o jogo não reservou muitas emoções, com um 0 a 0 no dia 22 de fevereiro de 2017.
A escalação do Flamengo tinha Alex Muralha; Rodinei, Donatti, Juan e Renê; Cuellar, Márcio Araújo, Adryan e Lucas Paquetá; Gabriel e Felipe Vizeu. Zé Ricardo era o treinador.
O encontro mais recente entre Flamengo e Ceará aconteceu no Brasileirão de 2022, última vez que o time nordestino ocupou a Série A. A partida aconteceu no Maracanã, pela 25ª rodada.
Tentando encostar no Palmeiras em briga pelo título, o Flamengo não fez boa partida em casa e ficou no empate por 1 a 1 com o Ceará. Jô abriu o placar, Gabigol empatou, mas ficou nisso.