Papo na Colina
·10 de enero de 2026
Reunião entre A-CAP e grupo de Marcos Lamacchia avança debate sobre a SAF do Vasco

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·10 de enero de 2026

Representantes da A-CAP, do Vasco e do grupo liderado por Marcos Lamacchia se reuniram nesta semana para discutir novos desdobramentos envolvendo a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube. O encontro aconteceu na quarta-feira e marcou mais um capítulo nas negociações pelo controle da empresa.
Durante a reunião, foi apresentada uma proposta financeira, cujo valor não foi divulgado. Até o momento, também não há confirmação oficial de uma recusa formal por parte do Vasco. O que se sabe é que, a partir da apresentação da oferta, o rumo da conversa mudou.
As discussões passaram a ter um tom mais rígido e avançaram para temas que extrapolam o aspecto financeiro, incluindo questões estruturais, jurídicas e de governança da SAF. Diante desse cenário, tanto o Vasco quanto o grupo de Lamacchia seguem atuando em diferentes frentes para buscar uma solução para o controle societário.

Empresário Marcos Faria Lamacchia — Foto: Reprodução: Linkedin
O processo segue em andamento, sem acordo fechado até o momento, e com negociações consideradas mais duras nos bastidores.
O Vasco vive a expectativa de definir o futuro da SAF ao longo de 2026. Segundo informações do ge, o presidente Pedrinho conduz as tratativas com o empresário Marcos Faria Lamacchia, que surge como um dos principais interessados no controle da empresa.
Marcos Lamacchia tem 47 anos, é empresário e filho de José Roberto Lamacchia, fundador do Banco Crefisa, além de ser enteado de Leila Pereira, presidente do Palmeiras. Ele nasceu do antigo casamento entre José Roberto Lamacchia e Junia Faria, filha do banqueiro Aloysio de Andrade Faria, que integrou a lista de bilionários da revista Forbes e faleceu em 2020.
Formado em Administração de Negócios, com especialização em Contabilidade e Direito Empresarial pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos, Marcos também possui especialização em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre 2004 e 2009, atuou como diretor da Crefisa.

Pedrinho e José Roberto Lamacchia — Foto: Reprodução
Em 2008, participou da fundação da Blue Star, empresa sediada em São Paulo que presta consultoria financeira e de investimentos, onde atualmente ocupa o cargo de CEO. A companhia tem, entre as sócias, sua mãe, Junia Faria. Nas redes sociais, Marcos mantém um perfil discreto e com poucas aparições públicas.
Atualmente, a SAF do Vasco é dividida em três partes. O clube associativo detém 30% das ações, enquanto a 777 Partners possui outros 31%, adquiridos em 2022. Os 39% restantes estão em disputa em uma corte arbitral. Para negociar essa fatia, o Vasco precisa de um acordo ou de uma decisão judicial favorável, fator que segue sendo determinante para o avanço das tratativas.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.









































