Botafogo
·25 de octubre de 2025
In partnership with
Yahoo sportsBotafogo
·25 de octubre de 2025
Nesta quinta-feira (23), o Botafogo promoveu, no Estádio Nilton Santos, a 1ª edição da Reunião Geral das Categorias de Base. O encontro teve como objetivo aproximar as famílias dos atletas, externalizar alguns processos e elucidar questões relevantes no processo formativo. O evento contou com a presença de Thairo Aruda, CEO, Alessandro Brito, Diretor de gestão esportiva, Léo Coelho, Diretor de coordenação de futebol, Joel Carli, Coordenador de futebol, Fernando Marçal, atleta da equipe principal, e outras lideranças do Botafogo.
Diretor de futebol de base e idealizador da reunião, Augusto Oliveira apresentou aos atletas da base alvinegra e suas famílias o projeto de base da alvinegra, mostrando processos, estruturas, departamentos e valores que o Clube preconiza na formação integral de seus jovens atletas. O gestor das categorias de base exaltou o primeiro encontro e falou da importância da aproximação das famílias e atletas com o Clube.
"Conseguimos reunir no Estádio Nilton Santos todos os atletas das categorias de base, do Sub-9 ao Sub-20, com a grande maioria deles acompanhados de seus pais e/ou responsáveis legais. Este evento é um marco e tem caráter de ineditismo, onde só conseguimos com o apoio da diretoria e com a participação coletiva de todos os colaboradores. Poder compartilhar com os atletas que hoje estão inseridos no processo de formação do Botafogo o que é feito, quem são as pessoas, quem são os profissionais que aqui estão. A gente acredita que o fruto disso vai ser uma aproximação ainda mais importante das famílias. Temos a convicção de que a soma do nosso trabalho, mais o apoio das famílias e do entorno familiar desses atletas, potencializa o processo de formação do cidadão e, consequentemente, dos atletas de alto nível que possam transitar de categoria e chegar até a equipe principal, realizando o seu sonho dentro do Botafogo. Sabemos que é uma caminhada árdua e difícil, onde nem todos conseguirão por questão de oferta e demanda, mas quanto mais sintonizados estivermos e mais aproximação dos familiares e dos atletas acerca do que é feito aqui dentro, eles terão mais segurança. Assim, nos tornamos mais competitivos no mercado nacional, para que tudo que é ofertado aqui de qualidade, de profissionais, de infraestrutura, e de mentalidade, de formação de atletas, possa se tornar trator para que os talentos que ainda não chegaram no Botafogo", concluiu.Léo Coelho, diretor de coordenação de futebol, elogiou a realização do evento e explicou um pouco do processo de formação integral dos atletas na base.
Esse evento brinda a nós todos do Botafogo, às famílias dos atletas, mostra que realmente o Botafogo é uma extensão da casa dos atletas, uma extensão da família dos atletas, acreditamos no sonho de cada um deles, no sonho da família, e também na formação do indivíduo. A formação integral do indivíduo não é apenas formar o atleta, mas formar o cidadão, e isso é muito importante. A transição do atleta vai ocorrer de acordo com a superação das fases do atleta, onde ele chega nas categorias de iniciação, passa por todas as etapas do processo de formação, até a equipe do Sub-20 que hoje está sob o guarda-chuva da equipe profissional. A categoria já tem toda a estrutura, ambientação e ainda não é uma certeza que os atletas consigam transicionar para a equipe principal, mas ofertamos todo o aparato possível para essa evolução. É muito importante que os atletas e suas famílias entendam o trabalho que a gente vem fazendo, que é exponenciá-los ao máximo de performance e profissionalismo possível, e contamos com eles nesse processo que é construído a várias mãos." explicou.
Alessandro Brito, diretor de Gestão Esportiva, afirmou que o evento foi um sucesso.
"É o primeiro evento que o Clube conseguiu apresentar para as famílias um pouco do que a gente construiu durante esses anos. Posso dizer que o evento foi um sucesso, ficamos muito felizes em poder contribuir com as famílias e atletas, tendo em vista que mostramos aquilo que nós preservamos desde a equipe principal e buscamos fazer para as equipes das categorias de base", afirmou.









































