Zerozero
·5 de octubre de 2025
Reviravolta épica do Torreense agrava <i>maldição</i> do FC Porto B

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·5 de octubre de 2025
Numa manhã de futebol emocionante no Estádio Luís Filipe Menezes, o Torreense protagonizou uma reviravolta épica ao vencer o FC Porto B por 3-2, em jogo a contar para a 7.ª jornada da Liga Portugal 2 Meu Super 25/26.
Os dragões, que ainda procuram o primeiro triunfo da temporada - uma espécie de maldição -, deixaram escapar uma vantagem de dois golos construída ainda na primeira parte.
O jogo começou de forma vibrante para o lado azul e branco, com Gonçalo Sousa a abrir o marcador aos 12 minutos, após uma excelente jogada individual e coletiva, culminando num espetacular remate de bicicleta. Ainda antes do intervalo, Kauê Rodrigues ampliou a vantagem, convertendo uma grande penalidade aos 45 minutos. A primeira parte terminou com o FC Porto B a parecer ter o jogo controlado, mostrando-se sólido defensivamente e perigoso no ataque.
No entanto, a segunda parte trouxe um Torreense transformado e determinado a mudar o rumo dos acontecimentos. Aos 62 minutos, Manuel Pozo reduziu a desvantagem através de uma grande penalidade. Pouco depois, aos 70 minutos, Stopira empatou a partida com um cabeceamento fulminante, após um canto bem executado por João Costinha.
A reviravolta completou-se aos 73 minutos, novamente por Manuel Pozo, que voltou a converter uma grande penalidade, colocando o Torreense pela primeira vez na frente do marcador.
Os últimos minutos foram de grande pressão por parte do FC Porto B, que tentou desesperadamente chegar ao empate, mas a defesa do Torreense, comandada por Stopira, evitou que Unai Pérez fosse obrigado a ter de intervir muitas vezes.
Com esta vitória, o Torreense soma pontos importantes, enquanto o FC Porto B continua a sua luta na parte inferior da tabela, mostrando que tem qualidade, mas precisa de afastar os fantasmas do passado para conseguir assegurar vitórias.
Onze do FC Porto:
Diogo Fernandes, Pedro Lima, Gabriel Brás, Felipe Silva, Martim Cunha, Kauê Rodrigues, Domingos Andrade, João Teixeira, Gonçalo Sousa, Trofim Melnichenko, Brayan Caicedo
Onze do Torreense:
Unai Pérez, David Bruno, Stopira, Mohamed Ali-Diadié, Javi Vázquez, Léo Azevedo, Arnau Casas, Alejandro Alfaro, João Costinha, Kévin Zohi, Dany Jean
1':
Começou a partida entre o FC Porto B e o Torreense!
12':
GOLO FC Porto! Gonçalo Sousa marca
Gonçalo Sousa marca o seu 1º golo na prova (7 jogos) Gonçalo Sousa marcou o seu 3º golo na equipa (50 jogos)
A melhor jogada da partida até ao momento termina no golo de Gonçalo Sousa! Saída muito bem trabalhada pelo FC Porto B, Martim Cunha ganhou a linha final e cruzou bombeado ao segundo poste. O extremo direito dos dragões armou a 'bicicleta' e rematou para o fundo das redes de Unai Pérez.
20':
Primeiros 20 minutos bastante equilibrados em Vila Nova de Gaia. O Torreense assumiu as responsabilidades da partida com bola desde o início da mesma, mas não está a conseguir entrar no último terço com qualidade. A defesa do FC Porto B tem estado muito concentrada e focada nesta primeira metade e isso é meio caminho andado para o resultado até ao momento (1-0). O golo dos dragões nasce de um lance de grande nível individual e coletivo dos azuis e brancos. Martim Cunha com uma assistência perfeita, Gonçalo Sousa com um remate só ao nível dos mais capazes.
38':
Algum perigo agora junto da baliza do Torreense, com uma saída em falso de Unai Pérez. Melnichenka trabalhou bem o lance, mas nem João Teixeira, nem Gonçalo Sousa chegaram ao lance para fazer o 2-0 do FC Porto B.
43':
FC Porto: Gonçalo Sousa
trabalhou muito bem na transição ofensiva do FC Porto b, tirou um adversário do caminho e rematou à baliza de Unai Pérez. Valeu ao Torreense o corte (duvidoso e in extremis) de Diadié que desviou para pontapé de canto.
44':
VAR analisa:
possível grande penalidade sobre Gonçalo Sousa. Diadié entrou de forma imprudente sobre o jogador dos dragões. A falta é clara, resta saber se é dentro ou fora da grande área.
45 +5':
GOLO FC Porto: Kauê Rodrigues marca de grande penalidade!
Kauê Rodrigues marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
Intervalo:
Primeira metade de grande competência do FC Porto B. Ainda à procura do primeiro triunfo em 2025/26, a turma de João Brandão entrou nesta partida com a «corda no pescoço». Apesar da pressão extra pela posição na tabela, os jovens dragões souberam reagir e realizar 45 minutos de grande maturidade. Seguros e coesos na hora de defender, acutilantes e eficazes na hora de ferir o adversário. Gonçalo Sousa foi o jogador «mais» da turma da casa - marcou o primeiro e ganhou o penálti do segundo golo. O Torreense, com mais bola e controlo, não tem conseguido entrar com qualidade no último terço da equipa adversária. A turma de Torres Vedras quererá, certamente, dar uma resposta diferente na segunda metade.
48':
Torreense: Javi Vázquez
com um remate muito forte depois do pontapé de canto, mas Diogo Fernandes disse «presente!» e defendeu o esférico. Primeiro grande lance de perigo da equipa de Torres Vedras na partida.
53':
Torreense: Dany Jean
a trabalhar muito bem sobre a direita, passou sobre o adversário direto, rompeu a grande área azul e branca, mas o remate saiu ao lado do poste esquerdo da baliza de Diogo Fernandes.
62':
GOLO Torreense: Manuel Pozo marca de grande penalidade!
Manuel Pozo marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
70':
GOLO Torreense! Stopira marca
Stopira marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
Canto batido de forma exímia por Costinha, mas o cabeceamento de Stopira é simplesmente perfeito. O capitão do Torreense cabeceou forte ao segundo poste e sem hipóteses para Diogo Fernandes.
72':
VAR analisa:
possível grande penalidade para o Torrense.
73':
VAR decide:
é grande penalidade! Critério apertado do juíz da partida. No entanto, percebia-se qualquer uma das decisões.
73':
GOLO Torreense: Manuel Pozo marca de grande penalidade!
Manuel Pozo marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
75':
Segunda parte de loucos até ao momento. Se os primeiros 45 minutos ficaram marcados pela maturidade dos jovens dragões, o oposto aconteceu neste segundo tempo. O FC Porto B, que esteve a ganhar por 2-0 até aos 60 minutos, encontra-se agora, aos 75', a perder por 2-3. Há mérito que deve ser entregue à turma de Torres Vedras, mas há uma fatia bem maior que deve ser entregue à incapacidade da equipa B do FC Porto em segurar o resultado. Os fantasmas da classificação e as últimas jornadas pesaram mais e os jogadores azuis e brancos não estão a ser capazes, até ao momento, de os contrariar.
80':
FC Porto: Tiago Andrade
rematou de bastante longe - o esférico ainda foi desviado por Melnichenko -, mas Unai Pérez agarrou o esférico. Leonardo Vonić participa no seu 4º jogo na prova (2ª vez em que actua como suplente utilizado)
89':
VAR analisa:
possível grande penalidade a favor do FC Porto B. O árbitro foi chamado pelo VAR e vai ver o lance.
90 +3':
Decisão final: não há grande penalidade e a bola segue na posse do Torreense. Decisão acertada, visto que o esférico não sofre nenhum desvio pelo aparente - à primeira vista - toque de Simões com o braço.
90 +10':
FC Porto: Trofim Melnichenko
foi solicitado em profundidade, trabalhou bem sobre o adversário, puxou para o pé direito e rematou forte. Unai Pérez aplicou-se e defendeu o esférico.
90 +11':
O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:
Stopira (SCUT) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O capitão da formação de Torres Vedras foi o esteio e o pilar da sua equipa. À segurança defensiva, ainda lhe acrescentou o golo do empate (na altura 2-2). Grande exibição!
Fim de Jogo:
Reviravolta épica do Torreense no terreno do FC Porto B! O resultado acaba por ser justo dado ao trabalho feito pela formação de Torres Vedras e à incapacidade dos jovens dragões para reagir às adversidades. Uma arbitragem de critério apertado não justifica o resultado. 15 minutos de erros, desconcentrações e muito imaturidade foram suficientes para os comandados por João Brandão desperdiçarem uma vantagem de dois golos. Com este resultado o Torreense dá um salto na tabela classificativa, enquanto os azuis e brancos continuam sem conhecer o sabor da vitória e vão se afundando no fim da tabela classificativa da Liga Portugal 2 Meu Super.