Zerozero
·17 de abril de 2025
Ricardo Horta e a saída não concretizada para o Benfica: «Quanto menos se falar, melhor»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·17 de abril de 2025
Figura incontornável da história do SC Braga, Ricardo Horta concedeu uma entrevista à SportTV na qual falou sobre várias aspetos da sua carreira e do dia-a-dia do SC Braga.
SC Braga campeão? «Acho que todos dentro desta casa sabemos o quão é difícil atingir esse objectivo. Ganhar uma liga onde estão três grandes clubes é bastante difícil. No entanto, acho que o clube está a caminhar para isso. Acho que cada vez estamos a encurtar mais essa distância, mas acho que é preciso ser feita uma época espetacular do SC Braga e uma época em que os três grandes não estejam tão bem para atingir esse objetivo. Mas, mais uma vez digo, acho que o clube está a caminhar para isso, acho que as condições estão a ser preparadas e acho que vai chegar o dia em que o Sp. Braga se vai tornar campeão nacional.»
Ricardo Horta campeão pelo SC Braga? «Eu gostava, tal como os meus colegas e o presidente. Eu acho que já se olha para o SC Braga como um candidato. Aliás, os nossos resultados recentes contra os três grandes têm dito isso. Mas lá está, às vezes são momentos da época em que se calhar se fala mais do SC Braga e eu acho que nesta época já aconteceu muito isso. Já se falou muito no SC Braga ao início, entretanto não correu como nós esperaríamos e já se falava pouco do SC Braga. O SC Braga voltou a estar perto dos lugares cimeiros e já se voltava a falar do SC Braga outra vez (...) Nós tentamos fazer o nosso trabalho, trabalhar no silêncio e depois chegamos ao final e vemos o que podemos fazer.»
Transferência não concretizada para o Benfica em 2022: «Confesso que na altura foi um período difícil. Ser associado ao Benfica já envolve muita história, muita conversa, muita fotografia (...) Na altura acho que foi difícil, não só para mim como para a minha família, mas é um assunto que já foi. Acho que é daqueles assuntos que quanto menos se falar, melhor. E eu na altura disse que conseguia reagir bem a isso e acho que consegui reagir bem.»
Época 2024/25: «Acho que foi uma época de altos e baixos e começou com a troca de treinador logo no início, algo que abalou um bocadinho o plantel. No entanto, acho que agora estamos no melhor momento da época. Faltou-nos consistência, se tivéssemos tido mais podíamos estar a lutar pelo melhor.»
Fim de carreira no SC Braga? «Sim, sinceramente já pensei, mas também acho que estou preparado para o que acontecer. Sabemos que no futebol as coisas mudam de um dia para o outro. Acho que estou preparado para terminar a carreira aqui, mas também estou preparado se tiver que acabar em outro sítio.»
Futuro? «Muitas vezes o jogador diz que começa a ter o bichinho de treinador aqui por volta desta idade e eu ainda não senti isso. Gosto muito de jogar, gosto e quero aproveitar ao máximo enquanto estou a jogar. Não sei se me via numa posição de treinador, acho que até tenho mais características de ser um bom diretor desportivo.»