MundoBola Flamengo
·17 de septiembre de 2025
Rizek fala em 'mau hábito' do torcedor do Flamengo sobre mídia e Nação reage

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·17 de septiembre de 2025
Nesta terça-feira (16), André Rizek participou do "Charla Podcast" e, mais uma vez, virou assunto nas redes ao falar sobre o Flamengo. Perguntado por Bruno Cantarelli sobre a visão da imprensa sobre o clube, o jornalista da Globo apontou para um "mau hábito" do torcedor rubro-negro.
Segundo o comentarista, ao longo dos anos se criou uma cultura na mídia em que os holofotes são concentrados no Mais Querido, enquanto os rivais, com conquistas semelhantes, não recebem o mesmo tratamento. Tal comportamento da imprensa fez a Nação se acostumar com um "tratamento nobre" ao clube, segundo o apresentador do SporTV.
"Quando eu vim morar no Rio de Janeiro, em 2010, meu primeiro choque foi com a cobertura da mídia. A primeira coisa que eu percebi foi que o Flamengo tem um tratamento nobre. Por exemplo, se o Flamengo vence a Taça Guanabara: 'A Guanabara é do Mengão!'. Aí o Botafogo ganha o Campeonato Estadual: 'Botafogo vence o Estadual esvaziado'. Espera, alguma coisa tá diferente", disse Rizek.
André utilizou outros exemplos em que os times rivais foram preteridos em comparação ao Rubro-Negro. Segundo o jornalista, esse comportamento da mídia acostumou o torcedor do Flamengo no debate do dia. Rizek relembrou de um caso recente na Copa do Mundo de Clubes envolvendo dois atletas da dupla Fla-Flu.
"Eu disse que o John Arias era, na minha opinião, o melhor e o mais completo jogador em atividade no Brasil. 'Mas e o Arrasca?'. Eu não falei do Flamengo, estou falando do Arias. Não pode elogiar nada que seja fora do Flamengo. Não é nada contra o clube. Foi se criando uma cultura de mídia no Brasil, que é 'Ao Flamengo tudo, e aos outros, porrada, zoeira, diminuição e desrespeito'. O Flamengo é o clube mais popular do Brasil, uma marca muito poderosa. Mas os outros também têm que ser tratados com respeito", completou o comentarista.
Nas redes sociais, os torcedores do Flamengo rebateram a opinião de André Rizek, apontando diversas contradições. Segundo a Nação, o mesmo cenário ocorre na imprensa paulista, com Corinthians e Palmeiras, e o jornalista não faz críticas.
"Que cara de pau ele falar isso como se não existisse a mídia paulista e as agendas positivas de Palmeiras, Corinthians e cia", @raulzito.
"Problema do Rizek é que ele se assustou quando chegou ao Rio de Janeiro. Lá de São Paulo ele não imaginava o TAMANHO do Flamengo. A empolgação nas manchetes de jornais é apenas a desculpa que ele arrumou, pois ele já convivia com isso na capital paulista em relação ao time dele", @RicardoPF.
"É no mínimo irônico essa opinião vir de alguém que foi, durante anos, chefe de redação da setor de esporte da maior emissora do país", @marcospaulovsn.
"Falta muita honestidade nessa análise. Nem vamos longe. Fosse o Flamengo a vivenciar esse mar de lama que vive o Corinthians seria pauta até do Jornal Nacional. A proteção que a mídia 011 faz é o mais recibo de parcialidade no futebol brasileiro, praticamente assessores de imprensa", @OsvaldoFedel.
"Você não vai noticiar o Real Madrid da mesma forma que o Getafe. Próxima pauta, por favor", @Guicanedoo.
"Eu queria ver ele falar da boa vontade que se tem com os paulistas. Esses caras só podem tá de sacanagem", @Tholiveira.
"'Ao Flamengo tudo, aos outros nada' a frase tá certíssima. Tem que ser assim mesmo. É o maior clube do universo, fo**-se quem não gosta", @GrecchioS.
Apesar de Rizek analisar que a torcida do Flamengo tem um "mau hábito" em relação ao tratamento da imprensa, vale lembrar que o engajamento do clube também é repercutido nos meios de comunicação pelos torcedores rivais. Esse comportamento é apelidado pela Nação de "Flacentrismo".
Desde 2019, todo clube do futebol brasileiro que apresenta um desempenho acima dos demais recebe comparações com o time histórico de Jorge Jesus, como o Botafogo de 2024 e o Palmeiras de Abel Ferreira. Outro exemplo ocorre quando qualquer camisa 10 se destaca no Brasil e é automaticamente comparado a Arrascaeta pelos rivais do Mais Querido.
Devido à sua história vitoriosa, o Flamengo sempre terá um espaço diferente na mídia por conta do engajamento que sua torcida proporciona às emissoras. No entanto, a forma como o clube é tratado pela imprensa também é influenciada pelos torcedores de outras equipes.