Mercado do Futebol
·23 de septiembre de 2025
Ronaldinho Japonês reaparece: após dois meses fora, Wenrry Kawai retorna em goleada do Vitória e mira sequência na base

In partnership with
Yahoo sportsMercado do Futebol
·23 de septiembre de 2025
Quem acompanhou a goleada por 7 a 0 do Vitória sobre o Atlântico pelo Campeonato Baiano Sub-17 notou um nome pouco comum entre os brasileiros: Wenrry Kawai. Nascido no Japão, o jovem é conhecido como “Ronaldinho Japonês” e, desde cedo, chama atenção por seu talento com a bola nos pés, tendo inclusive passagem pelas categorias de base do gigante Real Madrid.
Contratado pelo Vitória em 2025, após passagem pelo Palmeiras, Wenrry vinha se recuperando de uma lesão na lombar, que o afastou dos gramados por cerca de dois meses. Ele havia sido relacionado pela primeira vez contra o Estrela de Março, no dia 13 de setembro, quando a equipe perdeu por 2 a 1, e reestreou pelo Rubro-Negro na goleada sobre o Atlântico na última rodada.
“Voltar a jogar depois desse período parado é uma sensação incrível. Estava com muita vontade de estar novamente dentro de campo com meus companheiros e ajudar a equipe. Foi um momento de aprendizado para mim, em que precisei ter paciência e disciplina para me recuperar bem. Agora quero aproveitar cada oportunidade, mostrar meu futebol e seguir me desenvolvendo aqui pelo Vitória”, disse Wenrry.
Filho de pai brasileiro e mãe japonesa, Wenrry começou a jogar futebol ainda muito pequeno no Japão. Aos 9 anos, participou de uma avaliação da base do Real Madrid no Japão e foi aprovado para a categoria Sub-12, conciliando os treinos com o clube local Serei. Durante esse período, Zico chegou a observar o jovem jogador e sugeriu que ele se mudasse para o Brasil para aprimorar seu futebol e alguns fundamentos que, segundo o ídolo, faltavam aos jogadores japoneses.
Depois de deixar o Real Madrid por conta da longa distância até os treinos, Wenrry seguiu sua formação no Japão até que, aos 13 anos, ouviu o conselho de Zico e, com o apoio de um empresário, decidiu se mudar para o Brasil para buscar a carreira profissional. Entre 13 e 16 anos, passou pelas categorias de base do Palmeiras e do Santos, antes de chegar ao Vitória na atual temporada.
O próximo compromisso do Vitória pelo Sub-17 será nesta quarta-feira (24), às 13h30, contra o Redenção, pelo Campeonato Baiano. A expectativa é que Wenrry siga ganhando minutos pela equipe antes de retornar ao Sub-20, categoria pela qual vinha atuando antes da lesão.