Rui Costa multado em milhares de euros e suspenso por críticas à arbitragem no Famalicão - Benfica | OneFootball

Rui Costa multado em milhares de euros e suspenso por críticas à arbitragem no Famalicão - Benfica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·12 de junio de 2026

Rui Costa multado em milhares de euros e suspenso por críticas à arbitragem no Famalicão - Benfica

Imagen del artículo:Rui Costa multado em milhares de euros e suspenso por críticas à arbitragem no Famalicão - Benfica

Rui Costa foi suspenso por 45 dias pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, além de ter sido condenado ao pagamento de uma multa de 7.650 euros. A decisão surge na sequência de uma queixa apresentada pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, relacionada com as declarações do líder encarnado após o empate do Benfica diante do Famalicão (2-2), respeitante à 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic.

Em causa estiveram as críticas dirigidas ao árbitro Gustavo Correia, após o encontro. Na altura, Rui Costa mostrou-se bastante crítico em relação a algumas decisões da equipa de arbitragem e questionou a nomeação do juiz para uma partida considerada decisiva nas contas da classificação.


OneFootball Videos


"Ninguém tem o direito de decidir campeonatos ou classificações sem ser os jogadores e os treinadores. Este senhor tentou decidir uma parte, neste caso quem vai à Champions. Tentou fazer o mesmo na primeira volta [Benfica 2-2 Casa Pia]. Estranhamente, passaram seis meses, nunca foi nomeado para mais nenhum jogo do Benfica e aparece aqui para a fase decisiva da luta pela Champions", afirmou o Presidente das águias na ocasião.

O Conselho de Disciplina considerou que Rui Costa incorreu numa infração de "lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa". Ainda assim, o organismo disciplinar aplicou uma redução da pena inicialmente prevista, beneficiando o dirigente da "circunstância atenuante de 60 para 45 dias de suspensão por bom comportamento".

Na mesma deliberação, o Benfica acabou por ser absolvido da queixa apresentada pela APAF. O Clube da Luz também tinha sido visado devido a uma publicação divulgada após o encontro com o Famalicão, na qual atribuía ironicamente o prémio de Homem do Jogo à equipa de arbitragem liderada por Gustavo Correia.

Ver detalles de la publicación