Zerozero
·23 de enero de 2026
Rui Costa segura Mourinho e explica regresso de Rafa: «É uma mais-valia tremenda»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·23 de enero de 2026

No último dia das alegações finais do processo 'Saco Azul', Rui Costa, presidente do Benfica, explicou o regresso de Rafa Silva aos encarnados, abordou a situação da equipa na Liga dos Campeões e deixou uma garantia sobre o futuro de José Mourinho.
Rafa: «É um jogador que é determinante e foi sempre determinante nos oito anos que representou o Benfica. Volta a casa com o mesmo espírito. E deixem-me só referir uma coisa que parece pertinente. Há muitos adeptos e sócios que acreditam que o Rafa não se portou bem com o Benfica porque saiu a custo zero. E não é verdade. No último ano de contrato com o Benfica, falou-se muito se o Rafa saía para o Qatar. E até houve a tal conversa em Inglaterra com o presidente do Benfica. Mas o Rafa acabou por aceitar ficar no Benfica mais um ano, assim como o Benfica aceitou não ganhar dinheiro com o Rafa naquele ano e ficar com ele mais um ano, mesmo sabendo que poderia sair a custo zero. Na altura entendemos que as verbas em cima da mesa não compensavam a saída do Rafa, que teve um comportamento exemplar com o Benfica, ao ponto de, na última época em que fez, ser a melhor em termos de números.»
Regresso à Luz como prémio?: «Não é um prémio, é contratar um jogador que acreditamos que sirva para o Benfica, que conhece o Benfica, que tem a prontidão para chegar e jogar. E sobretudo porque, internamente, teve um ótimo comportamento no Benfica. Caso contrário, ainda tenho os meus valores e sei representar o Benfica e os seus valores. Jamais teríamos contratado o Rafa novamente se entendêssemos que tinha tido um mau comportamento. A palavra que quero deixar aos sócios é que o Rafa jamais estaria no Benfica se tivesse tido algum mau comportamento em prol do clube. É um excelente jogador que jogou oito anos no Benfica e quis regressar. Tivemos essa oportunidade e entendemos que seja uma mais-valia tremenda. Tenho a certeza absoluta que o Rafa virá com a mesma vontade e convicção de representar o Benfica, tal como fez durante oito anos.»
«Milagre» para continuar na Liga dos Campeões: «É um momento que não é positivo. Acabámos por perder duas competições num espaço curto. A Champions está como está e o campeonato não está como desejávamos. Não queríamos estar nesta posição obviamente, mas temos uma época para afrontar e vamos jogá-la com toda a nossa determinação. Não podemos ficar neste estado. Temos muito ainda para conseguir resolver.»
Contas na Champions: «Não é uma questão de milagre, é uma questão de termos de fazer o nosso trabalho e ver depois o que pode resultar. A nossa obrigação é lutar até ao último segundo nessa competição como em todas as outras.»
Futuro de José Mourinho: «É um excelente treinador, não há dúvidas disso. Não é uma época fácil, mas trocar de treinador está fora de questão.»








































