Jogada10
·5 de febrero de 2026
Sanções avançam na Justiça após ataque racista contra Vini Jr em jogo da Copa do Rei

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·5 de febrero de 2026

O episódio de racismo que atingiu Vini Jr. na Copa do Rei começou a ter consequências formais na Justiça. Isso porque a Comissão Estadual contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte propôs multa de 5 mil euros e a proibição de frequentar estádios por um ano ao torcedor acusado de atirar uma banana no camisa 7 do Real Madrid durante a derrota para o Albacete, dia 14 de janeiro, no estádio Carlos Belmonte.
A iniciativa partiu da análise de um relatório do Gabinete Nacional de Desporto da Polícia Nacional. Segundo o documento, as câmeras de segurança do estádio captaram com clareza o instante em que o homem lança a fruta em direção ao campo, logo após o terceiro — e último — gol do Albacete na partida.
A partir das imagens, a Comissão classificou o caso como infração grave. O enquadramento agora segue a Lei 19/2007, que estabelece punições para episódios de violência, racismo, xenofobia e intolerância no esporte espanhol.
A punição proposta prevê dois efeitos diretos: a multa financeira e a proibição de acesso a estádios. O impedimento da ida às arenas, costumeiramente com vigência de um ano, ocorre apenas em casos considerados graves pelo órgão estatal.

ALBACETE, SPAIN – JANUARY 14: vitória por 3 a 2 sobre o Real Madrid, pela Copa do Rei – Foto: Denis Doyle/Getty Images
A mesma reunião que analisou sanções ao caso do atacante também julgou outras ocorrências recentes. Uma delas, por exemplo, envolve o Guadalajara no embate da Copa do Rei contra o Barcelona. O clube recebeu proposta de multa de 50 mil euros após a constatação de excesso de público e problemas em rotas de evacuação na arquibancada temporária montada para o jogo.
Também entraram na pauta os incidentes registrados antes do clássico entre Sevilla e Real Betis, em novembro de 2025. Nesse caso, 51 torcedores envolvidos em confusão nos arredores da arena receberam propostas com multas de até 5 mil euros e proibição de acesso aos estádios por um ano.
O encontro ainda tratou de casos envolvendo arremesso de objetos no gramado e acesso indevido a áreas restritas. As vaias dirigidas ao jogador Yuri Berchiche, durante visita do Athletic Club a Vigo, também estiveram em pauta.
En vivo


En vivo


En vivo




































