Coluna do Fla
·19 de noviembre de 2025
Saúl ‘perde a linha’ com arbitragem do futebol brasileiro e faz comparação com Europa

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·19 de noviembre de 2025

Saúl Ñíguez chegou ao Flamengo na última janela de transferências de 2025. Apesar do pouco tempo, o meia já está se acostumando com as ‘particularidades’ do futebol brasileiro. O espanhol, inclusive, rasgou críticas à arbitragem nos campeonatos nacionais.
— Sim, muito (Brasil está atrasado no nível de arbitragem). Muito, muito, muito. Especialmente na arbitragem, é tudo muito diferente lá (na Europa). Muito diferente. O nível aqui é muito mais baixo do que na Europa inteira -, disse, antes de finalizar:
— Não na Espanha, porque também não digo tenha os melhores árbitros, mas na Champions, na Inglaterra, os árbitros deixam o jogo fluir. São coisas que você não imagina que possam acontecer no Brasil. Não faz sentido nenhum -, concluiu Saúl, em entrevista ao ‘Lance!’.
A arbitragem tem sido um dos principais assuntos ao longo do Campeonato Brasileiro em 2025. Isso porque, os árbitros protagonizaram diversas polêmicas ao longo do torneio. Não à toa, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prometeu uma reformulação no setor para o próximo ano.
Assim sendo, no último domingo (16), o Flamengo emitiu um comunicado oficial parabenizando a CBF pela iniciativa. Além de adotar treinamentos aos árbitros do quadro nacional, a entidade contratou psicólogos para acompanhar os profissionais.
O Clube de Regatas do Flamengo vem a público valorizar as ações promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sob a liderança do presidente Samir Xaud, para elevar o padrão da arbitragem no país. O clube considera que a reunião dos árbitros do quadro nacional para períodos de treinamentos intensivos, realizados desde outubro pela entidade na Granja Comary, é uma iniciativa que já vem demonstrando resultados. O Flamengo acredita que a capacitação contínua, de maneira presencial, contribui para aperfeiçoar o desempenho dos árbitros e reduzir o índice de erros nas partidas. Além disso, o acompanhamento de psicólogos e a atenção à saúde mental têm sido fundamentais para a tomada de decisões neste momento de extrema pressão, que é a reta final dos campeonatos. O Clube de Regatas do Flamengo reconhece que tais ações representam um passo importante no processo de profissionalização da arbitragem, tema central da reunião realizada na última segunda-feira (10/11), que contou com a presença de diversos clubes e sinalizou um caminho de maior estrutura, clareza e responsabilidade para o setor. O clube parabeniza a diretoria da CBF, na pessoa do presidente Samir Xaud, assim como a Comissão de Arbitragem, presidida por Rodrigo Cintra, pela disposição em promover avanços concretos, elemento fundamental para o desenvolvimento contínuo do esporte”, disse o Flamengo.
Enquanto isso, o Flamengo enfrenta o Fluminense nesta quarta-feira (19). A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Assim, como manda a tradição, o Coluna do Fla irá trazer todos os detalhes sobre a partida, por meio do YouTube, do site e das redes sociais. Contudo, o Premiere (pay-per-view) irá transmitir o jogo do Flamengo x Fluminense.









































