SC Braga sobre alegadas imagens transmitidas pelo FC Porto: «Exigem-se respostas firmes e imediatas» | OneFootball

SC Braga sobre alegadas imagens transmitidas pelo FC Porto: «Exigem-se respostas firmes e imediatas» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·4 de noviembre de 2025

SC Braga sobre alegadas imagens transmitidas pelo FC Porto: «Exigem-se respostas firmes e imediatas»

Imagen del artículo:SC Braga sobre alegadas imagens transmitidas pelo FC Porto: «Exigem-se respostas firmes e imediatas»

No seguimento das tomadas de posição assumidas por Benfica e Sporting, também o SC Braga se pronunciou sobre as imagens alegadamente passadas pelo FC Porto no intervalo da partida do último domingo no balneário de Fábio Veríssimo e restante equipa de arbitragem. Segundo os arsenalistas, «exigem-se respostas firmes e imediatas» sobre um caso no qual os minhotos já se encontram a trabalhar para obter mais informações.

«Confrontada com as notícias que circulam desde a noite passada e que relatam tentativas de pressão sobre a equipa de arbitragem do FC Porto x SC Braga, liderada por Fábio Veríssimo, esta Sociedade encetou contactos imediatos no sentido de obter um cabal esclarecimento sobre as informações difundidas», pode ler-se no início do comunicado.


OneFootball Videos


Além de entrar em contacto com os Presidentes da Federação Portuguesa de Futebol e do Conselho de Arbitragem e da Liga Portugal, o SC Braga refere que, na «ausência de outros esclarecimentos para além da resposta enviada pela Liga Portugal», vai analisar «o relatório do árbitro e o relatório dos delegados.»

Uma análise que servirá para avaliar «a abertura de processos de inquérito e de processos disciplinares, que se esperam tão céleres quanto possível», por meio das anotações da equipa de arbitragem.

«Nesse intuito, exigem-se respostas firmes e imediatas, sob pena de estes agentes serem corresponsáveis pela escalada previsível se nada for feito. O SC Braga exige que a defesa da credibilidade das competições seja um imperativo absoluto e inegociável», pode ler-se ainda.

Eis o comunicado na íntegra: 

«Confrontada com as notícias que circulam desde a noite passada e que relatam tentativas de pressão sobre a equipa de arbitragem do FC Porto x SC Braga, liderada por Fábio Veríssimo, esta Sociedade encetou contactos imediatos no sentido de obter um cabal esclarecimento sobre as informações difundidas.

O Presidente do SC Braga endereçou missivas formais aos Presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, do Conselho de Arbitragem e da Liga Portugal, solicitando respostas sobre os factos reportados e sobre as tomadas de ação requeridas para defesa do sector da arbitragem e da integridade das competições. Foi dado a estes responsáveis um timing de resposta, entendendo o SC Braga ser relevante que a sua tomada de posição pública fosse devidamente sustentada e que as entidades responsáveis tivessem oportunidade de conduzir e liderar a reação necessária perante factos tão relevantes.

Na ausência de outros esclarecimentos para além da resposta enviada pela Liga Portugal e que remete para os órgãos de disciplina da FPF, o SC Braga analisará o relatório do árbitro e o relatório dos delegados, certo de que os mesmos irão originar a abertura de processos de inquérito e de processos disciplinares, que se esperam tão céleres quanto possível e que garantam, de forma implacável, as punições que se impõem.

O SC Braga reclama uma atuação exemplar por parte da justiça desportiva, mas sem prejuízo da independência exigida ao normal funcionamento desta, cabe também aos responsáveis máximos da FPF e da Liga garantir um clima de confiança para o presente e para o futuro.

Nesse intuito, exigem-se respostas firmes e imediatas, sob pena de estes agentes serem co-responsáveis pela escalada previsível se nada for feito. O SC Braga exige que a defesa da credibilidade das competições seja um imperativo absoluto e inegociável para quem tem a responsabilidade de zelar pelas mesmas, mais ainda no momento atual.

Tal como referido em comunicado do passado dia 6 de outubro, o SC Braga volta a sublinhar a sua absoluta confiança no sector da arbitragem. Por assim ser, surge-nos ainda mais premente que a defesa do quadro de árbitros seja efetiva e intransigente. A proteção dos árbitros é absolutamente essencial para a salvaguarda das competições e da verdade desportiva e para o melhor desempenho de todos os agentes.»

Ver detalles de la publicación