Segundo maior campeão francês, Saint-Étienne volta a ser rebaixado | OneFootball

Segundo maior campeão francês, Saint-Étienne volta a ser rebaixado | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·18 de mayo de 2025

Segundo maior campeão francês, Saint-Étienne volta a ser rebaixado

Imagen del artículo:Segundo maior campeão francês, Saint-Étienne volta a ser rebaixado

O Saint-Étienne, que era o maior campeão francês até meados de 2022, quando foi ultrapassado em número de títulos pelo PSG, foi rebaixado para a segunda divisão novamente. O clube terminou a Ligue 1 na 17ª posição, após derrota no sábado para o Toulouse, ficou com 30 pontos, e caiu logo na sua temporada de retorno após um ano na Ligue 2.

O último rebaixamento do Saint-Étienne, que tem 10 títulos da primeira divisão, aconteceu em 2022, justamente quando o PSG igualou sua marca como maior campeão francês (agora, a equipe de Paris já soma 13). O retorno não foi imediato, sendo necessárias duas temporadas na segunda divisão para conseguir o acesso, com um terceiro lugar bastante comemorado.


OneFootball Videos


A temporada 2024/25 então virou o ano de retorno do Saint-Étienne. Apesar de lutar até a última rodada contra o rebaixamento, Les Verts, ou Os Verdes, como são conhecidos, amargaram o segundo rebaixamento da sua história, desta vez acompanhados do Montpellier. O Reims joga um playoff contra o Metz para definir a outra vaga.

Sem estrelas, o Saint-Étienne tentou apelar para um conjunto de jogadores físicos e um jogo mais defensivo, atuando com cinco zagueiros. Na frente, dois atacantes batalharam para marcar gols: são eles os jovens Zura Davitashvili, de 24 anos, e Lucas Stassin, de 20. Zura, da Geórgia, marcou 9 vezes na temporada, enquanto Stassin, belga, foi às redes 12 vezes.

Stassin, inclusive, é o grande ativo do Saint-Étienne, com 21 participações em gols na temporada, contando o início no Westerlo, da Bélgica. Ele foi comprado por 10 milhões de euros e tem contrato até junho de 2028. No entanto, será muito difícil manter o jogador após o rebaixamento, e é possível que uma grande venda ajude os cofres do clube.

Queda esperada

Apesar de ostentar o posto de segundo maior vencedor do Campeonato Francês, sendo o primeiro até a recente hegemonia do PSG, o Saint-Étienne se tornou um clube modesto há muitas décadas e não conquista um titulo desde 1981. A trajetória dos Verdes é de ascensão inesperada e meteórica, mas sem regularidade. A história do Saint-Étienne foi contada por oGol em reportagem de 2022.

A derrocada do Saint-Étienne começou após o título de 1981, com a queda do presidente por escândalos financeiros, o que iniciou uma crise extracampo que deu fim à Era de Ouro do clube. O rebaixamento para a segunda divisão não demorou, acontecendo em 1983.

Entre altos e baixos, o Saint-Étienne voltou a ser rebaixado em 2001, após perder pontos no tribunal em escândalo que envolveu o brasileiro Alex Dias, que foi inscrito com o uso de passaportes falsos.

Mesmo longe da glória de antes, o Saint-Étienne permaneceu na Ligue 1 até 2022 sem nenhum rebaixamento. Agora, já são mais dois na conta.

Ver detalles de la publicación