
Calciopédia
·2 de octubre de 2025
Sem dificuldades, a Fiorentina bateu o Sigma Olomouc em sua estreia na Conference League

In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·2 de octubre de 2025
Uma estreia tranquila. Se o início de trajetória da Fiorentina na Serie A está longe de ser dos melhores, a equipe violeta pôde aliviar a pressão que tem sobre si através de seu porto – quase sempre – seguro: a Conference League. No debute pela competição continental, na qual foram vice-campeões em duas ocasiões e semifinalistas em uma oportunidade, os gigliati venceram o Sigma Olomouc, da Chéquia, por 2 a 0, com boa participação do meia Ndour, da seleção sub-21 da Itália.
Stefano Pioli efetuou um rodízio menor do que Raffaele Palladino, seu antecessor, vinha fazendo na Conference League. Talvez tenha decidido ir por esse caminho pela necessidade de dar respostas e conquistar uma vitória após um fraco início de Serie A, competição em que seu time não tem triunfos até o momento. Porém, chamou a atenção de o técnico ter mexido pouco na equipe às vésperas da importante partida com a Roma. O confronto ocorre no domingo e inaugura uma complicada sequência para os toscanos no campeonato – depois, encaram Milan, Bologna e Inter.
Assim, De Gea iniciou no gol, a defesa e as alas tiveram titulares e atletas que fazem parte da rotação. As mudanças, por opção ou forçadas, neste caso devido à lesão de Sohm e à suspensão de Kean, ocorreram só no meio e no ataque: Ndour e Fagioli ganharam espaço no centro do campo, enquanto a corpulenta dupla formada por Piccoli e Dzeko comandou o setor ofensivo.
Piccoli marcou seu primeiro gol pela Fiorentina e abriu o placar contra o Sigma Olomouc (Getty)
Logo aos 9 minutos, a Fiorentina teve a primeira chance do jogo, mostrando o domínio que exerceria até o apito final. Após bola levantada na área, Dzeko brigou no corpo com a zaga adversária e acabou tendo pouca força para cabecear, facilitando a defesa de Koutny. O Sigma Olomouc tentou responder aos 24, quando Tkác arriscou de fora da área e De Gea, de mão trocada, fez boa intervenção. Aliás, o time visitante se limitou a testar o goleiro espanhol em pouquíssimas finalizações de longa distância.
O gol que encaminhou a vitória dos gigliati saiu aos 27 minutos. Ndour foi esperto ao perceber as linhas avançadas da defesa do Sigma Olomouc e, de cabeça, transformou uma bola espirrada numa enfiada em profundidade para Piccoli. O atacante, que vinha perdendo chances claras na Serie A, não desperdiçou dessa vez: ganhou na corrida e bateu na saída de Koutny, abrindo o placar. Reforço mais caro da história violeta, contratado por 25 milhões de euros, o grandalhão balançou as redes pela primeira vez com a camisa da agremiação.
Com a vantagem, a Fiorentina ensaiou imediatamente uma pressão em busca de saldo. Aos 31 minutos, Piccoli recebeu cruzamento de Dodô e tentou anotar a sua doppietta com um chute de primeira, que passou rente à trave checa. Já na casa dos 33, um forte levantamento do zagueiro Ranieri acabou tomando a direção do gol e carimbou o travessão – no rebote, o lateral-direito brasileiro colocou na rede, mas estava impedido. Por fim, aos 35, o beque que ostenta a braçadeira de capitão violeta participou novamente de uma ação ofensiva e achou Ndour na área. O meia girou e levou perigo com um arremate que saiu pela linha de fundo, à esquerda da meta adversária.
Com belo gol e assistência esperta, Ndour foi o destaque da noite (Getty)
A blitz da Fiorentina terminou ali e o segundo tempo, ao contrário do primeiro, foi um verdadeiro marasmo. A Viola optou por não poupar energias e, por grande parte da etapa complementar, o único lance digno de nota foi um chute de Kostadinov, espalmado por De Gea.
A equipe de Pioli administrava o jogo, controlando o passar do tempo, enquanto as mudanças de Tomás Janotka, técnico do Sigma Olomouc, não mudaram o cenário. Tudo indicava a vitória magra para os donos da casa – o que não era de todo negativo para os visitantes, pensando no saldo, tão importante para a classificação no atual modelo de disputa das competições da Uefa. Até que, aos 95 minutos, depois de cobrança de lateral, Gudmundsson fez a parede e ajeitou para Ndour, nome da noite, arriscar um lindo arremate de fora da área e colocar no ângulo. O meia contou ainda com a ajuda da trave para ampliar e fechar o marcador.
A esperada vitória não chega a aliviar a pressão por resultados que incomoda a Fiorentina na Serie A e, de fato, a duríssima sequência no Italiano é que deve deixar Pioli de careca quente. Na Conference League, contudo, a Viola deve ter um adversário mais complicado na segunda rodada: encara o Rapid, que disputou as quartas de final do torneio na temporada 2024-25, em Viena, capital da Áustria. Já o Sigma Olomouc recebe o Rakow Czestochowa, da Polônia.