oGol.com.br
·30 de diciembre de 2025
Senegal e Congo avançam às oitavas com vitória; Benin fica entre melhores terceiros

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·30 de diciembre de 2025

O grupo D da Copa Africana de Nações terminou sem surpresas. República Democrática do Congo e Senegal avançaram nas primeiras posições com vitórias, enquanto o Benin segue para as oitavas entre os melhores terceiros colocados.
Líder da chave, o Senegal abriu o placar contra o Benin em cabeçada de Seck no primeiro tempo, após cobrança de falta na área. No início da segunda parte, Sadio Mané recuperou bola no campo de ataque e deixou o segundo gol para Diallo.
O capitão Koulibaly foi expulso pouco depois ao entrar de sola em um adversário, mas o Benin não conseguiu a reação e ainda levou o terceiro já nos acréscimos, com Ndiaye. Ainda assim, avança entre os melhores terceiros colocados, com três pontos.
O adversário de Senegal nas oitavas só sairá ao fim da primeira fase, mas será um dos melhores terceiros colocados dos grupos B, E ou F.
A classificação da República Democrática do Congo, na segunda colocação da chave, foi sem sustos, com uma vitória tranquila sobre a lanterninha, Botswana, por 3 a 0.
Gaël Kakuta foi o grande destaque da partida, e antes de balançar as redes deu um belíssimo passe de calcanhar para Mbuku abrir o placar. Ainda no primeiro tempo, Kakuta abriu 2 a 0 de pênalti.
Sem reação de Botswana, o Congo matou o jogo na segunda parte com novo gol de Kakuta, e o segundo lugar agendou um confronto com a Argélia nas oitavas.









































