oGol.com.br
·15 de noviembre de 2025
Série B chega na penúltima rodada com acessos e rebaixamento em aberto

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·15 de noviembre de 2025

A Série B é uma caixinha de surpresas. Nesse sábado, a penúltima rodada da segunda divisão tem continuidade com muita coisa em aberto. Nenhuma vaga na Série A de 2026 foi definida e oito clubes estão na disputa. O mais próximo é o Coritiba, que pode confirmar o acesso e o título ainda nesta tarde em caso de triunfo simples.
Se a briga na parte de cima parece acirrada, a disputa contra o rebaixamento também pega fogo, mas resta apenas uma vaga. Com o empate contra o Paysandu na noite de sexta, o Amazonas se juntou ao próprio Papão e ao Volta Redonda como clubes matematicamente rebaixados à Série C. Agora, resta uma vaga na degola, que será disputada entre cinco equipes.
Oito clubes disputam quatro vagas na Série A de 2026. Coritiba, Athletico, Remo, Chapecoense, Criciúma, Goiás, Novorizontino e CRB ainda mantêm as esperanças de disputar a elite no ano que vem, alguns com mais chance, outros com menos. E algumas coisas podem já ser resolvidas neste fim de semana.
O Coritiba é o primeiro que pode garantir o acesso... e o título também. Na liderança com 64 pontos somados, o Coxa pode alcançar um feito inédito e garantir ambos caso bata o Athletic nesse sábado (15), às 16h30. Remo (3º) e Chapecoense (4º), que jogam no mesmo horário fora de casa contra Avaí e Volta Redonda, respectivamente, podem se aproximar do acesso em caso de vitória. O CRB tem chances remotas e joga no mesmo horário contra o Vila Nova, em casa.
E a emoção não se resume apenas ao sábado. No domingo (16), no mesmo horário, o Athletico vai até Araraquara para enfrentar a desesperada Ferroviária em busca do triunfo, para colocar um pé na elite, enquanto o Criciúma recebe o Botafogo na mesma situação: contra um rival também na briga contra o Z4 e com a intenção de se aproximar da Série A.
Outro confronto interessante na tarde de domingo é Goiás e Novorizontino, já que ambos têm chance de jogar a primeira divisão em 2026. O Esmeraldino esteve fora do G4 durante a maior parte da temporada e hoje é o sexto colocado, enquanto o Tigre passou a maior parte da competição entre os quatro primeiros e é um dos que tem menos chance de acesso, na sétima posição.
Para se ter uma ideia do quão disputada a edição de 2025 está, principalmente na parte de cima, desde que a Série B entrou no formato de pontos corridos (2006), em todas as edições ao menos um clube já havia garantido o acesso à elite restando dois jogos a disputar.
Cinco clubes ainda têm chances matemáticas de rebaixamento: Ferroviária (40 pontos), Athletic (também 40), Botafogo-SP (41), Operário (44) e América (45). Os dois últimos sofrem riscos menores, enquanto os três primeiros devem brigar até o último instante pela permanência.
Algo curioso é que a tabela de Ferroviária, Athletic e Botafogo é similar nas duas partidas restantes. Os três clubes jogam contra aspirantes ao acesso na 37ª rodada (Athletico, Coritiba e Criciúma, nessa ordem) e enfrentam alguma equipe que não brigará por mais nada no confronto final (Operário, Paysandu e Avaí).
Depois de perder para o Athletic na última rodada e entrar na zona de rebaixamento, a Locomotiva, primeiro clube dentro do Z4, recebe o Furacão em casa no domingo (16) e não terá vida fácil. A equipe recentemente demitiu Claudinei Oliveira e irá para os dois jogos restantes com Daniel Azambuja, auxiliar permanente, como treinador interino. O CAP, como já citado acima, fará de tudo pela vitória buscando retornar à elite.
O Athletic teve uma injeção de ânimo com a vitória na última rodada e deixou a zona de rebaixamento. Na 16ª colocação, o clube de São João del Rei vai até o Couto Pereira para enfrentar o Coritiba, principal aspirante a título da Série B, mas deve apostar todas as fichas na última rodada, torcendo por uma derrota da Ferroviária neste fim de semana.
Por fim, vem o Pantera, que joga no domingo fora de casa contra o Criciúma. Com um ponto a mais que os dois adversários na briga contra a degola, o Botafogo pode ser ultrapassado em caso de empate do Athletic, mas não caso a Ferroviária some um ponto. Na última rodada, o clube paulista recebe o Avaí para coroar a permanência.









































