MundoBola Flamengo
·11 de septiembre de 2025
Só dois clubes podem acompanhar Flamengo e Palmeiras, afirma Capelo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·11 de septiembre de 2025
Nos últimos anos, Flamengo e Palmeiras continuam a dominar os principais campeonatos nacionais e continentais do futebol brasileiro. No entanto, o jornalista Rodrigo Capelo apontou que Corinthians e São Paulo ainda têm condições de competir com essa dupla. Segundo o especialista a habilidade de se organizar administrativamente é fundamental para o potencial competitivo dos paulistas.
“Os únicos clubes que têm condições de acompanhar Palmeiras e Flamengo no Brasil são Corinthians e São Paulo. Só que os dois são tão complicados que se embolam e fazem maus negócios, mas mesmo assim crescem, faturam muito bem e conseguem competir mais ou menos de igual para igual nos gastos. Irresponsavelmente, mas competem”.
Capelo também destacou que a diferença entre os dois clubes paulistas vai muito além do poder esportivo atual. De acordo com o jornalista, a capacidade financeira e estrutural é reforçada pela combinação de uma grande torcida com uma localização estratégica. Essa condição concede aos paulistas benefícios consideráveis em comparação com clubes de outros estados do Brasil. O jornalista esclareceu.
“Os dois são os únicos por causa da torcida e da localização. Porque estar na cidade de São Paulo, a maior capital e o principal centro econômico do país, puxa a receita do estádio, puxa a receita de patrocínio, puxa a visibilidade da TV… É uma vantagem muito grande em relação a quem está em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, e, principalmente, no Nordeste. Os deslocamentos de viagens também são mais curtos. Há muitas vantagens de estar em São Paulo”.
Desde 2013, o Flamengo começou a atuar de forma responsável no mercado, economizando mais do que arrecada e reduzindo despesas. Após anos investindo na contratação de jogadores como Bruninho, Val, Paulinho e outros, o clube agora desfruta dos resultados, a ponto de atrair jogadores titulares de grandes equipes europeias, como Samuel Lino, recém-contratado do Atlético de Madrid (ESP).
Por outro lado, o Palmeiras recebeu apoio da Crefisa para impulsionar suas finanças e, atualmente, está operando no lucro.
Em contrapartida, Corinthians e São Paulo continuam agindo de forma irresponsável no mercado, apesar de suas dívidas. Por exemplo, Memphis Depay recebe um salário de nível Europa da equipe do Parque São Jorge.
E o clube do Morumbi quase cometeu uma extravagância financeira ao negociar com Marcos Leonardo, do Al Hilal (SAU). A transação não foi concluída apenas por falta de tempo suficiente.