Portal dos Dragões
·20 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·20 de diciembre de 2024
Os membros que, em meados de novembro, receberam notificações do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) do FC Porto sobre a possibilidade de expulsão ou suspensão da sua condição, já apresentaram o respetivo recurso.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal O JOGO, pelo menos os recursos de Fernando e Sandra Madureira, de Vítor Oliveira “Aleixo” e de Fernando Saul foram submetidos à Assembleia Geral (AG) dos azuis e brancos há uma semana, ou seja, dentro do prazo de 30 dias estabelecido no ponto 1 do Artigo 39.º dos estatutos do clube. Agora, cabe a António Tavares, presidente da MAG, dar seguimento a este processo, enviando-o de volta ao CFD, que terá a responsabilidade de manter, revogar ou modificar uma decisão que, na sua primeira análise, foi unânime. O órgão, que é liderado por Angelino Ferreira, terá 15 dias a contar a partir deste momento para avaliar os argumentos dos queixosos e apresentar uma nova decisão. Caso a decisão seja a de manter as sanções anteriormente aplicadas, será necessário convocar uma AG Extraordinária, na qual a decisão final caberá aos associados.
As sanções impostas pelo CFD do FC Porto foram o resultado da notória AG de 13 de novembro de 2023, onde ocorreram distúrbios entre associados no interior do Dragão Arena. Este incidente deu origem à operação “Pretoriano”, na qual Fernando e Sandra Madureira, Vítor Oliveira “Aleixo” e Fernando Saul são arguidos. É importante recordar que os quatro foram também alvo de processos disciplinares por parte dos azuis e brancos, com os três primeiros a serem sancionados com a expulsão de sócio, e o quarto, que também exerceu funções de Oficial de Ligação aos Adeptos, a receber uma suspensão de seis meses.