
Gazeta Esportiva.com
·22 de octubre de 2025
Souza aproveita nova chance e acirra disputa na lateral do Santos

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·22 de octubre de 2025
Embora tenha sido derrotado pelo Vitória na última segunda-feira, nem tudo há de ser descartado pelo Santos. O jovem Souza, por exemplo, aproveitou a nova chance ao entrar em campo no segundo tempo e acirrou a disputa pela vaga na lateral esquerda do Peixe.
Escobar começou a partida como titular, mas errou um passe na saída de bola e devolveu a bola ao Vitória no lance em que Brazão cometeu pênalti sobre Renzo Lopez. Com o Santos atrás no placar, o técnico Juan Pablo Vojvoda optou pela entrada de Souza na lateral esquerda ainda no intervalo.
Com 45 minutos em campo, Souza aproveitou a nova oportunidade. De acordo com dados do Sofascore, o jovem contribuiu no ataque com uma finalização a gol e um passe decisivo. Ele também acertou 85% dos passes que tentou, mas concluiu apenas um de nove cruzamentos.
Já na defesa, o Menino da Vila também não ficou para trás. O garoto não sofreu dribles, realizou dois cortes e ganhou dois de três duelos pelo chão, além de quatro de cinco duelos aéreos. Ao todo, ele teve 53 ações com a bola.
Para efeito de comparação, o titular Escobar, nos mesmos 45 minutos, completou um desarme, um corte e ganhou dois de seis duelos pelo chão. O argentino sofreu um drible e teve 76% de acerto no passe, totalizando 29 ações com a bola. Os números também são do Sofascore. Ele ainda foi advertido com cartão amarelo.
Souza, inclusive, foi um pedido da torcida para Vojvoda após o primeiro tempo decepcionante contra o Vitória. O treinador também já foi questionado em coletiva de imprensa sobre disputa na lateral esquerda e disse enxergar a concorrência entre os dois laterais como “muito leal”.
“A concorrência entre Escobar e Souza é muito leal. Gosto desse tipo de concorrência. Na lateral esquerda, são jogadores com características similares, mas um tem uma coisa e um tem outra. O Souza é muito jovem, tem a vontade de crescer, pode entrar e substituir tranquilamente o Escobar”, analisou o técnico após o jogo contra o Corinthians.
Já após a partida contra o Vitória, no último domingo, o treinador respondeu novamente sobre o assunto e aprovou a atuação de Souza, mas deixou claro que a decisão final é da comissão técnica.
“Quanto o time perde, a torcida sempre vai pedir o jogador que não joga. Souza jogou e respondeu. Jogou contra o Red Bull Bragantino, hoje jogou 45 minutos. Escobar não estava jogando mal. São decisões que tenho que tomar, decisões do treinador”, afirmou o comandante.
Souza começou a temporada como reserva de Escobar, mas tomou a titularidade com a chegada de Cléber Xavier. Com Vojvoda, por sua vez, o argentino voltou ao time titular e o jovem passou a ganhar chances no segundo tempo, correspondendo em grande parte delas. Resta saber se ele conseguirá recuperar o espaço no 11 inicial.
A equipe de Juan Pablo Vojvoda segue na 16ª posição, com 31 pontos – mesma quantidade do Vitória, que abre a zona de rebaixamento. Apesar de ter um jogo a menos, o Peixe não terá vida fácil e precisará somar pontos na reta final do Brasileirão para não cair pela segunda vez.
En vivo