Alemanha FC
·28 de noviembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·28 de noviembre de 2024
Por Guilherme Costa
A Bundesliga é o meu campeonato favorito desde a temporada 2010/11. De lá para cá, eu sempre achei interessante a dinâmica de quem costuma assistir o campeonato alemão; sempre gostando do nível técnico da liga, mas nunca colocando as suas equipes como gigantes europeias (à exceção do gigante Bayern de Munique). E é assim que os alemães (com exceção de vocês sabem quem) temporada 24/25 foram vistos antes do início da nova Champions League.
Claro que havia uma boa expectativa quanto ao Bayer, Borussia Dortmund, RB Leipzig e o Stuttgart, mas para brigar com as grandes potências. Enquanto os dois primeiros vão indo muito bem (melhores do que o Bayern, inclusive), Stuttgart e Leipzig estão sendo uma completa decepção. O Stuttgart, a propósito, tem rateado na Bundesliga, mesmo fazendo uma janela de transferências boa para suprir as baixas do time sensação de 23/24.
Ontem, 27, pela quinta rodada da fase de liga da Champions, os Suábios levaram sonoros 5 a 1 do Estrela Vermelha, no sempre pulsante Rajko Mitic Stadium (também conhecido por Marakana: sim é uma homenagem ao Maracanã). Foram cinco gols (incluindo um do ex-atacante da equipe, Silas Mvumpa) oriundos de erros defensivos, que ressaltam porque que a defesa dos comandados de Sebastian Hoeneß é a pior defesa entre os dez primeiros colocados da Bundesliga (com dezenove gols sofridos).
Com apenas 4 pontos, há uma dose de esperança porque os próximos adversários serão o Young Boys e o Slovan Bratislava - que ainda não venceram na competição - e o PSG. Ou seja, a esperança depende de uma boa dose de milagre.
Além do time suíço e do eslovaco, a outra equipe que ainda não venceu na Champions League é o RB Leipzig. E aí a decepção é tão grande quanto o investimento na equipe. Se no campeonato alemão o desempenho está bom, embora com alguns vacilos, na Liga dos Campeões são cinco jogos e cinco derrotas. Está certo que a tabela dos Touros é bem difícil. Mas nenhum pontinho? O investimento não é para isso.
Resumindo o meu primeiro parágrafo, é lógico que Stuttgart e o RB Leipzig não eram cotados para ficar entre os oito primeiros (talvez o Leipzig poderia ser apontado como uma possível surpresa). Mas não ficar com uma das dezesseis vagas da zona de repescagem, os colocam como grandes decepções desta edição da nova Liga dos Campeões.