Esporte News Mundo
·3 de octubre de 2025
Superliga envia ultimato à Uefa para mudar a Champions League

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·3 de octubre de 2025
— Continua depois da publicidade —
Após ter feito sete reuniões com a Uefa em segredo nos últimos oito meses, a Superliga enviou uma proposta final para o órgão que comanda o futebol europeu com a intenção de promover mudanças na Champions League. Segundo o jornal espanhol ”Mundo Deportivo”, a principal proposta é que as 18 primeiras equipes do ranking joguem suas oito partidas entre elas para tornar a competição mais atraente.
Os outros 18 clubes do ranking, do 19º ao 36º, também jogariam entre eles e manteriam a tabela de classificação com 36 times. A mudança é que a competição passaria a ser transmitida pela plataforma da Superliga. Ela teria duas plataformas. Uma com formato gratuito e com anúncios, a segunda com formato pago, de streaming. No entanto, a competição faria uma parceria com a Uefa.
Nada mudaria no formato de classificação atual. Uma das mudanças seria na classificação, quando o nono colocado do grupo 1 (1º ao 18º) enfrentaria o time com menor pontuação do grupo 2 (19º ao 36º). Assim, o pareamento seria baseado na classificação após as oito partidas da primeira fase.
Além disso, as oito melhores equipes entre 1º a 18º avançariam diretamente para as oitavas de final. As 16 equipes que iriam para os playoffs receberam a adição de duas equipes do ranking, que jogariam o mata-mata.
A argumentação para a mudança é que isso vai elevar o nível das partidas da primeira fase da competição e também permitiria que os clubes de segundo escalão tenham chances de vencer o torneio entre times do futebol europeu.
Infantino e Ceferin durante uma partida (Foto: Stu Forster/Getty Images)
A relação entre a Superliga e a Uefa melhorou nos últimos anos com as reuniões que vêm acontecendo. A proposta está feita e agora chegou até Nyon, sede do orgão, para ele tomar a decisão.