Superliga Europeia lança novo formato… com FC Porto na lista dos participantes | OneFootball

Superliga Europeia lança novo formato… com FC Porto na lista dos participantes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·25 de noviembre de 2025

Superliga Europeia lança novo formato… com FC Porto na lista dos participantes

Imagen del artículo:Superliga Europeia lança novo formato… com FC Porto na lista dos participantes

A Superliga Europeia mantém‑se activa e, esta terça‑feira, o diário espanhol As divulgou uma carta da A22 Sports (a empresa promotora da prova) dirigida à UEFA, na sequência do parecer favorável do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), na qual exige o reconhecimento oficial da competição.

A prova, agora denominada Unify League, prevê três escalões – Star League, Gold League e Blue League -, cada um composto por 36 equipas, cuja qualificação assentaria em critérios relacionados com o desempenho nos respetivos campeonatos nacionais, à semelhança do que acontece com a Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Liga Conferência Europa.


OneFootball Videos


A Star League, o escalão principal, seria dividida em dois grupos. O Grupo A incluiria o detentor do título, os campeões dos seis principais campeonatos nacionais (atualmente Premier League, Serie A, La Liga, Bundesliga, Ligue 1 e Eredivisie) e as equipas melhor colocadas no ranking de clubes da UEFA em cada época.

Com base nesses parâmetros, as equipas seleccionadas seriam Paris Saint‑Germain, Liverpool, Napoli, Barcelona, Bayern Munique, PSV (campeões nacionais), Real Madrid, Internazionale, Manchester City, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, AS Roma, Benfica, Eintracht Frankfurt e Manchester United.

O Grupo B reuniria as 18 equipas seguintes na mesma tabela: Atalanta, Club Brugge, Feyenoord, West Ham, Sporting, Tottenham, Fiorentina, AC Milan, Juventus, Lille, FC Porto, Leipzig, Villarreal, Lazio, Real Betis, Real Sociedad, Rangers e Bodo/Glimt.

Cada equipa disputaria oito partidas (quatro em casa e quatro fora) frente a oito adversários distintos do respetivo grupo. Os seis primeiros do Grupo A apuravam‑se diretamente para os oitavos‑de‑final; os oito seguintes jogariam um play‑off e os quatro últimos seriam imediatamente eliminados.

No Grupo B, apenas os dois primeiros obtinham apuramento automático para os oitavos; do terceiro ao décimo lugar disputariam um play‑off, enquanto as oito equipas com piores classificações seriam afastadas da competição.

Ver detalles de la publicación