
Gazeta Esportiva.com
·9 de septiembre de 2025
Suriname vence El Salvador em jogo das Eliminatórias com atos racistas

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·9 de septiembre de 2025
Dhoraso Klas marcou aos 81 minutos na vitória do Suriname sobre El Salvador por 2 a 1 fora de casa na segunda-feira, em uma partida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 marcada por supostos cânticos racistas.
O Suriname, que nunca se classificou para a Copa do Mundo, derrubou El Salvador da liderança do Grupo A na rodada final das eliminatórias da CONCACAF (Norte-Americana).
Foi a primeira vitória do Suriname sobre os salvadorenhos desde 1968.
Em seguida, o técnico Stanley Menzo e o capitão Shaquille Pinas criticaram alguns torcedores da casa por causa dos cânticos racistas enquanto seu time comemorava a vitória.
“Vocês precisam se perguntar por que seus torcedores estão gritando ‘negro’ para os meus jogadores”, disse Menzo aos repórteres.
Pinas sugeriu que a mesma coisa aconteceu em uma partida anterior pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, novamente em San Salvador, em junho, mas disse que a equipe optou por não se manifestar na ocasião.
“Se você diz negro, macaco, esse tipo de coisa, eu acho que não tem graça”, disse Pinas.
O Suriname, que estreou com um empate sem gols em casa contra o Panamá, quebrou uma sequência de oito jogos sem vitórias contra El Salvador e chegou a quatro pontos, com os anfitriões somando três.
Na outra partida do Grupo A da noite, os anfitriões Panamá e Guatemala empataram por 1 a 1, deixando ambos sem vencer após duas das seis partidas do grupo.
A única vitória anterior do Suriname sobre El Salvador ocorreu em dezembro de 1968, em uma partida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo do México de 1970.
O Suriname abriu o placar por 1 a 0 aos 12 minutos na segunda-feira, com um gol de cabeça de Radinio Balker, zagueiro holandês que jogava pelo Huddersfield Town, da Inglaterra.
Brayan Gil parecia ter empatado para El Salvador aos 29 minutos, mas a chance foi anulada após uma análise de vídeo.
Os salvadorenhos finalmente fizeram o 1 a 1 com um gol contra do zagueiro surinamês Anfernee Dijksteel.
Mas Klas acertou um chute de pé direito, vindo do lado direito, para vencer a partida.
As eliminatórias da fase final da CONCACAF foram alteradas este ano porque as potências regionais México, Canadá e Estados Unidos serão os co-anfitriões da Copa do Mundo do próximo ano.
As últimas 12 seleções foram divididas em três grupos de quatro, com os vencedores dos grupos em partidas de todos contra todos até novembro avançando para a Copa do Mundo e os dois segundos colocados avançando para os playoffs com seleções de outras confederações.
Na Cidade do Panamá, a Guatemala abriu o placar aos 35 minutos, com um chute de pé direito de Oscar Santis, do meio da área.
Carlos Harvey, no entanto, empatou para o Panamá aos 37 minutos, de cabeça, após assistência de Eric Davis.
O Panamá ampliou sua sequência invicta contra a Guatemala para 15 partidas em todas as competições desde 2005, com um quarto empate e 11 vitórias.