Técnico do Flamengo ‘ignora’ goleada de 2024 e projeta nova final contra Botafogo no Brasileirão Feminino Sub-20 | OneFootball

Técnico do Flamengo ‘ignora’ goleada de 2024 e projeta nova final contra Botafogo no Brasileirão Feminino Sub-20 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·6 de septiembre de 2025

Técnico do Flamengo ‘ignora’ goleada de 2024 e projeta nova final contra Botafogo no Brasileirão Feminino Sub-20

Imagen del artículo:Técnico do Flamengo ‘ignora’ goleada de 2024 e projeta nova final contra Botafogo no Brasileirão Feminino Sub-20

O Flamengo reencontra o Botafogo na decisão do Brasileirão Feminino Sub-20, marcada para segunda-feira (8), às 21h, no Luso-Brasileiro. A equipe rubro-negra busca o bicampeonato após campanha invicta e números expressivos em ataque e defesa. O técnico Filipe Torres falou com o MundoBola Flamengo sobre a preparação, a atmosfera da decisão e o trabalho de base.

O confronto reedita a final de 2024, quando o Flamengo goleou o rival por 7 a 0 e ergueu o troféu. Neste ano, porém, o Botafogo superou o Fla na Copa Rio Sub-20 e ficou com o título estadual. Para Filipe Torres, vitórias e derrotas anteriores não influenciam na preparação desta final.


OneFootball Videos


"Não trouxemos esse fator para a decisão desse ano. Em 2024, construímos esse resultado diante de um adversário extremamente qualificado. Fizemos um jogo excelente e vencemos. Agora é uma nova história. Estamos nos preparando diariamente pensando em todos os fatores que envolvem essa final. Tenho certeza que será um grande jogo e o objetivo é impor o nosso estilo. O DNA do Flamengo", disse o treinador.

O treinador também comentou a derrota na Copa Rio 2025, quando o rival conquistou o título. Filipe afirmou que a experiência serviu de aprendizado e fortaleceu a união do elenco. Agora, o foco está em confirmar a força rubro-negra no cenário nacional.

"A Copa Rio serviu de preparação para o Brasileiro, mas ficou no passado. A competição nos trouxe alguns aprendizados e, de lá para cá, nós crescemos muito. Em termos de unidade mesmo. Nos preparamos para chegar nessa decisão e vamos fazer tudo para dar o título para o Flamengo."

A CBF determinou um intervalo de 18 dias entre semifinal e final, algo que não aconteceu nas outras fases. Filipe Torres valorizou esse tempo maior para correções e ajustes coletivos. Ele também reforçou que o grupo mantém foco total na busca pelo bicampeonato.

"Foi uma boa oportunidade para nos prepararmos ainda mais, ajustarmos pontos e atentarmos aos detalhes. Temos aproveitado o período para isso. Quanto ao embalo da equipe, procuramos manter o foco no bicampeonato. É um feito inédito para o clube e todos nós estamos empenhados."

Em caso de título, Flamengo será campeão invicto

O Flamengo chega à decisão com 10 vitórias e apenas 1 empate, além de 48 gols marcados e apenas 1 sofrido. A semifinal trouxe duas vitórias contra o Corinthians e confirmou a regularidade da equipe. Para o treinador, a consistência é fruto de trabalho multidisciplinar com foco na formação das atletas.

"Trabalhamos bastante durante a preparação para o Brasileirão e buscamos evoluir em todos os aspectos fundamentais para uma equipe forte e competitiva. A gente acredita num trabalho de formação de atletas que faça com que elas entendam bem as fases do jogo e todos os detalhes, principalmente, os comportamentos táticos, defensivos e ofensivos", disse, antes de completar:

"Além disso, olhamos bastante para o desenvolvimento tático, técnico, físico e mental. A soma de todos esses fatores é o principal fator para a consistência da nossa campanha até aqui. Estou feliz pela boa performance do grupo no decorrer do campeonato."

Filipe Torres pede apoio da Nação no Luso-Brasileiro

A decisão será em jogo único, no Estádio Luso-Brasileiro, com entrada gratuita. Filipe Torres destacou a importância do apoio rubro-negro nas arquibancadas. Para ele, a presença da Nação pode ser determinante para o Flamengo conquistar o bicampeonato.

"Sem sombra de dúvidas, o apoio da Nação no Luso Brasileiro. As atletas estão prontas para deixarem tudo em campo pelo Flamengo, isso eu garanto. Acredito que a presença do torcedor será um combustível a mais para buscarmos nosso principal objetivo. Queremos ver o estádio lotado nesse dia."

Consolidação do trabalho de base

O bicampeonato teria papel fundamental na consolidação do projeto de futebol feminino de base do Flamengo. A diretoria estruturou um modelo integrado entre as categorias sub-17 e sub-20. Isso garante rodagem ao elenco e fortalece a transição ao profissional.

"Consolida todo um trabalho feito pela diretoria, pelo staff, comissão técnica, todo o departamento e atletas. Nosso planejamento foi feito para chegarmos em todas as decisões e esse tipo de jogo faz com que as atletas cresçam. Nós queremos que elas cheguem no profissional em ótimas condições, afinal, um dos principais pilares do projeto de futebol feminino do clube é a formação."

O Flamengo conseguiu dar minutagem a praticamente todo o grupo, aproveitando o calendário cheio de competições. Jogadoras mais jovens atuaram ao lado das mais experientes, ganhando vivência em partidas decisivas. Filipe destacou que isso fortalece o futuro do clube.

"Buscamos formar atletas e cidadãs para a sociedade através do futebol feminino. Nosso elenco é seleto de atletas talentosas. Nossa base é muito forte. Esse ano conseguimos dar muita minutagem para o grupo por conta das competições. Já foram três até aqui e ainda falta a Copinha no final do ano. Todas são fundamentais e fazem parte do processo. No fim, o Flamengo sai mais forte e com uma boa perspectiva de futuro", finalizou.

Ver detalles de la publicación