Portal dos Dragões
·21 de diciembre de 2025
Thiago Silva volta ao Dragão em surpresa de Natal do FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·21 de diciembre de 2025

É um dos nomes mais marcantes na história do futebol a nível mundial. O FC Porto abalou as expectativas ao confirmar a contratação de Thiago Silva, este sábado, numa prenda de Natal especial não só para os adeptos, como também para o internacional brasileiro, que já tinha envergado a camisola dos dragões anos antes.
Quase duas décadas depois, o veterano defesa-central, agora com 41 anos, regressa ao clube da Invicta, onde realizou uma breve passagem pela equipa B, na época 2004/05, período em que lhe foi diagnosticada uma tuberculose que quase pôs em risco a sua carreira.
Preparado para escrever um novo capítulo com o dragão ao peito, enquanto ainda encara o Mundial2026 como um possível derradeiro objetivo, Thiago Silva manifestou o seu entusiasmo pelo retorno ao futebol europeu via FC Porto, após ter encerrado uma fase no Fluminense.
“Olá nação portista. Estou aqui para anunciar o meu regresso aos dragões e dizer o quão estou feliz e lisonjeado com esta oportunidade. Estou super motivado e espero ajudar da melhor maneira possível. Gostaria de agradecer ao nosso presidente André Villas-Boas a oportunidade e ao mister Francesco Farioli também. Estou ansioso por vestir estas cores uma vez mais. Conto com o vosso apoio e aguardo o vosso apoio no Dragão”, atirou o internacional brasileiro num vídeo divulgado pelo FC Porto.
Thiago Silva assume agora uma pesada herança ao receber a camisola número 3, anteriormente de Pepe até há cerca de ano e meio, jogador que também teve um percurso notável nas grandes ligas europeias e passou duas vezes pelo Dragão.
O central desenvolveu grande parte da sua formação no Fluminense e, como sénior, passou por clubes como o RS FC e o Juventude, antes de se mudar para Portugal, precisamente para o FC Porto B, em 2004/05.
Na equipa secundária dos azuis e brancos disputou 14 jogos e não conseguiu afirmar-se naquela primeira fase europeia devido a uma tuberculose, embora tenha conseguido recuperar forças para aceitar um desafio no Dinamo Moscovo, na Rússia.
O regresso ao Brasil, pelo Fluminense, permitiu-lhe reiniciar a carreira e daí rumou ao AC Milan, em 2009/10, permanecendo três épocas, antes de embarcar numa longa aventura no PSG. Entre 2012/13 e 2019/20, Thiago Silva viveu oito temporadas de grande destaque no clube da Ligue 1, atual campeão europeu, arrecadando praticamente todos os troféus possíveis.
Com um palmarés já vasto, a passagem pelo Chelsea, entre o verão de 2020 e o de 2024, permitiu-lhe conquistar títulos que ainda lhe faltavam, como a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia e o Campeonato do Mundo de Clubes, todos em 2021.
Aquela edição da Champions foi conquistada precisamente no Estádio do Dragão, em 2021, frente ao Manchester City (1-0), altura em que Thiago Silva recordou o trauma vivido em 2004/05 em Portugal: “Tudo o que vivi no Porto foi muito forte. Em poucos meses, fui do sonho de jogar na Europa ao pesadelo de talvez nunca mais jogar futebol. Aquele período ajudou a formar o atleta e o ser humano que sou hoje“.
Na seleção do Brasil, o defesa de 41 anos contabiliza 113 internacionalizações, com sete golos e três assistências, tendo conquistado uma Taça das Confederações (2013) e uma Copa América (2019).









































