MundoBola Flamengo
·26 de marzo de 2025
Tigres quer herdar vaga do León no grupo do Flamengo no Super Mundial

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·26 de marzo de 2025
A exclusão do León do Super Mundial 2025, que acontece no meio do ano, abriu pretexto para o sonho de outros clubes tentarem entrar na competição.
O León foi desclassificado pela Fifa após uma denúncia do Alajuelense, da Costa Rica, ao apontar o Grupo Pachuca como dono de dois clubes do torneio: o León e o próprio Pachuca. Isso fere as regras da competição, fazendo com que o León ficasse de fora.
A atitude do time costa-riquenho, logicamente, se deu em tentativa de jogar a competição. Isso porque os critérios de classificação se dão pelos últimos campeões continentais e também o ranking da Confederação.
O Alajuelense é 45º na Concacaf. Mas a competição já conta com clubes dos EUA e do México, fazendo com que mais equipes desses países não possam entrar por ranking. Mas o Tigres, do México, tenta uma nova cartada.
Apesar do clube ser mexicano, eles tentam jogar a competição por ser um campeão da ConcaChampions, da mesma forma que Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo, podem jogar o torneio como últimos quatro campeões da América.
Acontece que o Tigres venceu a ConcaChampions em 2020. Ou seja, um ano antes do período de quatro anos levado em consideração pela Fifa para classificar os clubes para o torneio.
A decisão impacta diretamente o Flamengo, já que o clube que entrar na vaga do León, vai enfrentar o Mengão na fase de grupos.
Em entrevista ao Diário Record, do México, o presidente do Tigres, Mauricio Culebro, falou sobre a possibilidade e não escondeu o desejo de entrar na competição como campeão continental de 2020.
"Entendo a decisão da FIFA e a situação do León. Se for a nossa vez, lidaremos bem com isso [...] Quem não gostaria de ir a uma Copa do Mundo de Clubes? Ainda há história a ser escrita", afirma o presidente.
O atacante francês Gignac, frequentemente especulado no Flamengo há alguns anos, também comentou a possibilidade.
O jogador lembra da participação do clube no Mundial de Clubes de 2021, quando a equipe eliminou o Palmeiras e só perdeu na decisão, para o Bayern de Munique.
Segundo o atleta, seria ótimo jogar o novo Super Mundial, apesar de admitir que o León mereceu a classificação.
"Eles (León) mereceram, e veremos o que acontece. Eu adoraria ter me classificado dessa forma, mas veremos o que acontece. Fomos para um Mundial de Clubes, e acho que representamos o México muito bem. Adoraríamos ter ido a esta nova edição", diz o jogador.