Jogada10
·5 de febrero de 2026
Um ano depois: análise aponta impacto limitado de Neymar em volta ao Santos

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·5 de febrero de 2026

Neymar Jr. faz 34 anos no mesmo dia em que completa um ano da reestreia pelo Santos. Carregada de simbolismo para os santistas, a data também abriu espaço para os balanços do que essa volta já representou efetivamente até aqui. Na visão do jornalista Paulo Vinicius Coelho, por exemplo, ainda é um reconhecimento aquém do esperado.
Para PVC, o tempo passou sem que o camisa 10 conseguisse mudar concretamente o cenário do clube. O jornalista entende que o ídolo chega ao marco “sem ajudar o Santos a resolver seus problemas”.
“A festa e a estreia, contra o Botafogo-SP aconteceu há exatamente um ano, na Vila Belmiro. […] O placar final foi 1 x 1. Foi apenas a primeira frustração com ele em campo”, iniciou PVC.
O jornalista destaca a importância do camisa 10 na luta contra o rebaixamento, mas pontua como exceção ao saldo final. “No Brasileirão, o Santos somou mais pontos com Neymar do que sem ele. Ajudou a livrar o time com três gols nos 3 x 0 sobre o Juventude, em Caxias do Sul, penúltima rodada”.
“Mas o resultado, até agora, não é o esperado. […] O craque não solucionou os problemas do Santos ainda, como se esperava”, completou.

Santos ganha tranquilidade de planejamento após renovação com camisa 10 – Foto: Raul Baretta / Santos
O camisa 10 chega à próxima fase da vida pessoal sem estrear na temporada. Sua ausência, aliás, tem sido sentida, visto que o Peixe corre risco de rebaixamento no Paulistão e ainda não venceu no Brasileirão.
Por outro lado, o atacante já treina com o grupo e está vetado apenas devido à falta de ritmo. Isso porque o jogador tem lidado com uma sequência de lesões desde o retorno ao clube e vem de uma artroscopia no menisco do joelho esquerdo, feita em dezembro de 2025.








































