Nosso Palestra
·14 de marzo de 2025
Único a vencer finais pelo Palmeiras em Dérbis desde 1974, Luxemburgo dá receita para decisão: ‘Quem tiver mais sentimento, vai ganhar’

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·14 de marzo de 2025
Palmeiras e Corinthians começam a disputar a final do Campeonato Paulista de 2025 no próximo domingo (16), no Allianz Parque, às 18h30 (de Brasília). As duas equipes voltam a duelar na decisão depois de cinco anos e, na última vez, o Maior Campeão do Brasil saiu vitorioso sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.
Luxemburgo, inclusive, é o único treinador do Palmeiras que conseguiu vencer o rival em finais nos últimos 50 anos. Desde Oswaldo Brandão, no Paulistão de 1974, somente Luxa foi capaz de levantar troféus pelo lado verde. Venceu os estaduais de 1993 e 2020, Rio-SP de 1993 e o Campeonato Brasileiro de 1994.
– Fico feliz de saber que sou o treinador que conquistou os confrontos diretos contra o Corinthians, nos últimos títulos. Isso é muito bom. A conquista de títulos com a rivalidade que existe entre Corinthians e Palmeiras. Tem que viver isso com muita intensidade porque extrapola ao jogo normal, o clássico normal. É uma rivalidade e tem que ter esse sentimento tanto de um lado quanto do outro – afirmou Vanderlei Luxemburgo ao NOSSO PALESTRA.
Antecessor de Abel Ferreira, Luxa é o recordista de paulistões, com nove taças. São cinco pelo Palmeiras (1993, 94, 96, 2008 e 20), duas pelo Santos (2005 e 07), além de uma pelo Corinthians (2001) e outra pelo Bragantino (1990).
Vanderlei Luxemburgo durante partida do Paulistão de 2020 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
No período em que Luxemburgo venceu as quatro finais pelo Alviverde, o time acabou derrotado em três oportunidades quando o Dérbi valeu troféu, todas pelo estadual. Carlos Alberto Silva, em 1995, Luiz Felipe Scolari, em 1999, e Roger Machado, em 2018.
Ganhei dos dois lados e ganhei muito. É um clássico que não tem favorito
Especialista em motivar elencos antes de jogos importantes, o treinador comentou também sobre a importância de uma partida deste tamanho entre os dois clubes.
– Quem tiver mais sentimento, quem tiver mais dentro do jogo, da decisão, fatalmente vai ganhar. Independentemente de estar com um time mais forte ou mais fraco. Isso é na teoria. Na prática, o fraco pode ganhar mais do mais forte porque é tradição e a camisa pesa para os dois lados. É saber conviver com essa realidade e rivalidade – destacou Luxa.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
A conquista de 2020 no Dérbi é a última de um treinador brasileiro no Paulistão. Depois disso, Crespo e Abel Ferreira foram os vitoriosos e mais um estrangeiro será campeão na atual edição, uma vez que Abel e Ramón Díaz estarão no banco de reservas.
– Se pegar o futebol brasileiro atualmente, você tem técnico de primeira linha em quatro clubes brasileiros: Cuca (Atlético-MG), Mano Menezes (Fluminense), Filipe Luís (Flamengo) e Roger (Internacional). O resto é tudo técnico estrangeiro. Os quatro grandes de São Paulo? Técnicos estrangeiros – comentou Luxemburgo.
Nós estamos vendo jogo truncado, parado, só tático, preocupado com a questão defensiva. Então, vai ganhar um técnico estrangeiro e isso é muito ruim para os treinadores brasileiros, mas vai fazer o quê?
Sem apontar um favorito, ele vê uma leve vantagem do Corinthians pelo fato de o time fazer a segunda final em casa, diferentemente do que ocorreu no último ano em que foi campeão. Naquela ocasião a finalíssima foi no Allianz Parque.
– O Corinthians tem uma leve vantagem porque vai entrar em casa sabendo do que precisa. Toda vantagem, mesmo que seja a mínima possível você precisa levar para a final, mas não tem prognóstico para entender que vai ganhar. Quem está lá dentro, tanto de um lado quanto do outro, tem que saber viver isso com a intensidade que permite – completou.
O primeiro capítulo da decisão acontece domingo (16) e a volta somente na quinta-feira (27). Em razão da Data Fifa, o confronto final será disputado somente depois dos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo