Clube Atlético Mineiro
·30 de septiembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsClube Atlético Mineiro
·30 de septiembre de 2024
Nas duas últimas partidas do Galo pelo Campeonato Brasileiro no mês de setembro, contra o RB Bragantino e o Palmeiras, o uniforme dos atletas contou com um sinal amarelo, que passou despercebido pela grande maioria dos torcedores. A campanha foi feita em parceria com a agência End to End.
O “Setembro Amarelo” é a campanha de prevenção ao suicídio, e a ação na camisa alvinegra aconteceu para mostrar que nem sempre os sinais das pessoas que estão ao nosso redor são perceptíveis, por isso a necessidade de ter atenção ao comportamento.
A cor amarela como símbolo de cuidados com a saúde mental tem origem na luta histórica da família Emme, nos Estados Unidos. Mike Emme, de apenas 17 anos, cometeu suicídio em seu carro – um Mustang 1968 – restaurado e pintado de amarelo pelo adolescente. Seus pais e amigos, então, distribuíram cartões com a “yellow ribbon” (fita amarela, em inglês), em referência à cor do carro. No cartão, havia algumas mensagens, entre elas, a seguinte:
“Se precisar, peça ajuda”
No Brasil, segundo dados apresentados pelo Governo Federal, havia uma média de 38 suicídios por dia até o fim do ano passado. Valorizar a vida é um dever de todos.
Na segunda partida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o São Paulo, o Galo atuou com um patch também em uma campanha sobre prevenção ao suicídio, em uma iniciativa do Instituto Galo.
Fotos: Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico