MundoBola Flamengo
·6 de octubre de 2025
Uruguai sem jogadores do Flamengo? Relembre última vez que isso aconteceu

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·6 de octubre de 2025
O Flamengo, que costuma ceder diversos atletas para a Seleção do Uruguai, passou ileso na Data Fifa de outubro. Pela primeira vez desde setembro de 2023, nenhum uruguaio do elenco foi convocado por Marcelo Bielsa para os amistosos entre 6 e 14 de outubro.
Esses quatro jogadores são frequentemente chamados para defender o Uruguai em todas as Datas Fifa. Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela têm histórico de participações consecutivas, tornando rara uma convocação sem nenhum deles.
Vale destacar que Arrascaeta e Varela já estavam no Flamengo em 2023 e participavam das convocações do Uruguai. Nicolás De La Cruz e Matías Viña só chegaram ao clube em 2024, passando a integrar a seleção uruguaia como jogadores do Rubro-Negro a partir desse ano.
2024
2025
Esse histórico deixa evidente como é incomum que a Seleção Uruguaia não chame nenhum jogador do Flamengo. Normalmente, pelo menos um deles integra o elenco, mesmo que não entre em campo ou aconteça uma liberação antecipada para retornar ao clube.
A ausência dos quatro reflete também a atenção de Bielsa ao calendário do Flamengo. Arrascaeta, artilheiro da temporada, mantém excelente condição física, sem lesões, graças ao cuidado especial da comissão técnica e médica do clube. De La Cruz e Viña, por sua vez, buscam consistência física para voltarem a ser opções frequentes da Seleção.
Guillermo Varela, o jogador do Flamengo mais convocado na 'Era Bielsa', também recebeu um descanso. O bom relacionamento com o DM do Flamengo ajudou na decisão.
“Sobre o Arrascaeta, gostaria de fazer um reconhecimento especial às comissões técnica e médica do Flamengo. Nesta temporada, fizeram do Arrascaeta um jogador diferente daquele que eu conheci inicialmente”, elogiou o treinador uruguaio.
O Flamengo também não teve convocados em outras seleções. Ancelotti não chamou rubro-negros para a Seleção Brasileira, além de Gonzalo Plata e Jorge Carrascal que ficaram de fora das listas do Equador e da Colômbia.
Com isso, Filipe Luís terá praticamente todo o elenco à disposição para recuperação física, ajustes táticos e preparação para a sequência decisiva do Brasileirão. O período também marca a expectativa de retorno de Erick Pulgar, que se recupera de fratura no pé.
O Rubro-Negro volta a campo no dia 15 de outubro, contra o Botafogo, no Engenhão, em jogo válido pela 27ª rodada do Brasileirão. Clássico fundamental para o Fla, que perdeu a liderança neste domingo (6) e visa retomar a ponta da tabela,