Papo na Colina
·18 de febrero de 2026
Vasco banca permanência de Fernando Diniz apesar da pressão

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·18 de febrero de 2026

A diretoria do Vasco entende que o trabalho de Fernando Diniz deve ser mantido, independentemente das críticas externas e da pressão da torcida. Internamente, o departamento de futebol adota uma análise baseada em desempenho, e não apenas em resultados.
Segundo a avaliação do clube, o Vasco figura entre os destaques do Campeonato Brasileiro em indicadores como chutes ao gol, recuperação de bola, posse de bola, toques na área adversária e dribles certos. A leitura é de que o time tem produzido ofensivamente e que a principal lacuna está na efetividade — “falta a bola entrar”.
Outro ponto considerado essencial é o tempo para integração dos reforços Cuiabano e Marino Hinestroza. Ambos chegaram com expectativa de titularidade, mas ainda não tiveram a minutagem ideal por questões físicas. A direção entende que só será possível medir com mais justiça o impacto do trabalho de Diniz quando o elenco estiver completo e 100% disponível.
Neste momento, não há clima de demissão em São Januário.

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Apesar da confiança interna, os números recentes aumentam a desconfiança de parte da torcida. Desde o retorno de Diniz, o Vasco soma 25 jogos, com nove vitórias, dez empates e seis derrotas — aproveitamento de 49%.
O retrospecto mais recente no Brasileirão é ainda mais preocupante: nos últimos 11 jogos da competição, foram nove derrotas, um empate e apenas uma vitória, desempenho de 12%. No ano passado, a equipe chegou a acumular 130 dias sem vencer em São Januário pela Série A.
Além disso, Diniz passou a ter mais derrotas (85) do que vitórias (84) como treinador na história do Campeonato Brasileiro da Série A — um dado que reforça o debate externo.
Mesmo com o alerta ligado, a avaliação interna é de que o funcionamento coletivo evolui e que os resultados tendem a acompanhar o desempenho. A aposta do Vasco, neste momento, é na continuidade e na chamada “virada de chave” sob o comando de Fernando Diniz.

Fernando Diniz, técnico do Vasco, durante derrota para o Juventude (Foto: Filipe Reveles/Photo Premium/Gazeta Press)
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.









































