Papo na Colina
·31 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·31 de enero de 2025
O Vasco da Gama está em negociações avançadas para a contratação do atacante português Bruma, de 30 anos, que atualmente defende o Braga, de Portugal. A diretoria Cruzmaltina vê o jogador como peça-chave para reforçar o setor ofensivo e já apresentou uma proposta para a compra do atleta. As conversas estão em estágio avançado, e o jogador demonstra interesse na transferência para o futebol brasileiro.
De acordo com informações do jornalista Joel Silva, o Vasco ofereceu um valor próximo a 6 milhões de euros (cerca de R$ 35 milhões) pelo atacante. A proposta inclui metas de desempenho que podem elevar os custos da transação. Esse montante é semelhante ao que o clube ofereceu ao América-MEX pelo uruguaio Brian Rodríguez, negociação que acabou não se concretizando devido à recusa dos mexicanos em liberar o atleta nesta janela de transferências.
A chegada de Bruma seria um grande acréscimo ao elenco vascaíno, visto que a equipe busca um jogador com experiência e capacidade de decisão para ocupar a ponta esquerda do ataque. O português é considerado um reforço mais pronto em relação a outros alvos observados pela diretoria nesta janela de transferências.
Atualmente, Bruma se destaca no Braga, clube que ocupa a quarta colocação no Campeonato Português. Desde que chegou ao time, em janeiro de 2023, o atacante tem sido peça fundamental no setor ofensivo. Na atual temporada, ele acumula números expressivos: 13 gols e 8 assistências em 31 partidas, destacando-se como um dos principais jogadores da equipe.
Nascido em Guiné-Bissau, na África, Bruma foi revelado pelo Sporting Lisboa e passou por Galatasaray, Real Sociedad, Leipzig, PSV, Olympiacos e Fenerbahçe antes de chegar ao Braga. Na última temporada, o atacante também teve destaque, com 11 gols e sete assistências em 38 jogos.
O atacante português tem uma carreira internacional consolidada. Revelado pelo Sporting, Bruma passou por clubes como Galatasaray (Turquia), RB Leipzig (Alemanha) e PSV Eindhoven (Holanda), além de ter defendido a seleção de Portugal em diversas categorias. Em um momento de sua trajetória, ele chegou a vestir a camisa 7 da equipe portuguesa, número eternizado por Cristiano Ronaldo.
Bruma concedeu uma entrevista ao podcast Next, do Sporting de Braga, em que comentou sobre o peso de usar a camisa 7 da seleção portuguesa, historicamente associada a Cristiano Ronaldo. O atacante revelou que sente pressão ao vestir o número e que prefere utilizar outras numerações.
“Honestamente, acho que, sempre que vou à seleção, o 7 dá-me azar. Quando o ‘bicho’ não está, uso, mas acho que, ali na seleção é um número muito pesado para mim”, começou por dizer.
“Fiz golo, mas acho que dá azar… Por mim ficava com o 30, não me importava. Já foi o 17, o 11… Prefiro o 20 do que o 7. Esse é muita pressão para mim”, completou de seguida.
Apesar disso, na sua última convocação para a seleção portuguesa, marcou um dos gols na goleada por 5 a 2 sobre a Suécia, em março.
Além da investida por Bruma, o Vasco negociou paralelamente com o América do México para contratar Brian Rodríguez. Os mexicanos chegaram a aceitar a proposta vascaína, mas recuaram na negociação devido à dificuldade em encontrar um substituto para o atacante uruguaio. Com o fechamento da janela de transferências no México se aproximando, a diretoria Cruzmaltina decidiu concentrar seus esforços na contratação do português.
A contratação de um atacante para atuar no time titular pela esquerda é a prioridade da diretoria do Vasco nesta janela, que fecha no dia 28 de fevereiro. Até agora, o clube acertou com cinco reforços: o goleiro Daniel Fuzato, o meio-campista Tchê Tchê e os zagueiros Maurício Lemos, Lucas Oliveira e Lucas Freitas. Dois atacantes deixaram o clube na atual janela: Emerson Rodríguez e Serginho, e o lateral Leandrinho.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News