Papo na Colina
·9 de septiembre de 2025
Vasco tenta superar retrospecto ruim em clássicos para avançar na Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·9 de septiembre de 2025
O Vasco chega para o clássico decisivo contra o Botafogo, nesta quinta-feira, no Nilton Santos, cercado por um desafio que vai além do adversário em campo: o fraco desempenho recente nos confrontos contra os rivais cariocas.
Nos últimos 50 clássicos, o Cruz-Maltino venceu apenas 11 vezes, empatou outras 11 e saiu derrotado em 28 oportunidades. Um aproveitamento de apenas 28,6%, número que preocupa a torcida em um duelo que vale vaga na semifinal da Copa do Brasil.
Vasco x Botafogo em São Januário — Foto: Alexandre Durão
A situação em 2025 é ainda mais delicada. Em nove clássicos disputados na temporada, o Vasco soma apenas uma vitória — justamente sobre o Botafogo, por 1 a 0, na Taça Guanabara, com gol de Vegetti de pênalti. Foram ainda dois empates e seis derrotas, um rendimento de apenas 18,5%.
Se por um lado as estatísticas gerais são negativas, por outro existe um ponto de esperança: o Botafogo é justamente o rival contra quem o Vasco tem os melhores números. Das 11 vitórias nos últimos 50 clássicos, sete foram diante do Alvinegro.
Últimos 50 clássicos do Vasco (recorte recente)
O desafio de Fernando Diniz
O jogo desta quinta também carrega um peso especial para Fernando Diniz. Desde que assumiu o Vasco, o treinador ainda não venceu em clássicos: perdeu para Fluminense e Botafogo no Brasileirão e empatou com o Alvinegro na ida da Copa do Brasil.
O último triunfo de Diniz sobre o Botafogo aconteceu em 2022, pelo Brasileirão, quando ainda comandava outro clube. Desde então, enfrentou o rival em oito ocasiões, somando seis derrotas e dois empates.
Foto: Leandro Amorim / Vasco.
O que está em jogo
Para se classificar, o Vasco precisa vencer no tempo normal ou empatar e decidir nos pênaltis. Em caso de triunfo, repetirá o feito da temporada passada, quando chegou até a semifinal da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Atlético-MG.
O retrospecto é incômodo, mas a história mostra que, contra o Botafogo, o Vasco encontra suas maiores forças nos clássicos recentes. A resposta virá nesta quinta, às 21h30, no Nilton Santos.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News